TRT: SITRAEMG avalia votação de prioridades do Servidor em Pauta e defende participação dos servidores em eleições diretivas dos tribunais

Compartilhe

Conforme noticiado no site do TRT, o Tribunal divulgou na semana passada o resultado da votação para escolha dos temas do Programa Servidor em Pauta em 2015 (veja a tabela abaixo, com os temas apontados e o número de votos recebidos). Participaram da votação 636 servidores. Segundo o Grupo Multidisciplinar do Servidor em Pauta, o resultado será encaminhado à presidente do TRT, para que, nos termos da Resolução TRT-MG n. 2/2012, escolha o tema de 2015 entre os dois mais votados.

O tema apontado pela desembargadora Maria Laura Maria Laura Franco de Lima será o objeto dos debates nas reuniões das unidades, em setembro,  e no III Simpósio sobre Qualidade de Vida no Trabalho, em outubro, em datas ainda a serem definidas. Até o advento das reuniões nas unidades, o Grupo Multidisciplinar terá a função de preparar os servidores para o debate do tema escolhido, com realização de reuniões e eventos de formação, entre outras possíveis atividades.

Todos os temas apontados são importantes

Todos os temas votados são de extrema importância e requerem urgência em ações do Servidor em Pauta em busca de melhorias para a saúde e qualidade de vida do quadro funcional do TRT. Porém, infelizmente, a direção do Tribunal decidiu escolher apenas um, entre os dois que obtiveram maior número de votos, como prioridade para o programa.

Quanto ao primeiro colocado – “Critérios para ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas” -, a atual Diretoria do SITRAEMG defende eleições diretas, de dois anos, e com o servidor votando, para os cargos diretivos do Tribunal – diretor geral e outras diretorias ocupadas por CJs. Entende também a atual diretoria que devem ser adotados critérios justos, claros e objetivos para ocupação das FCs. O Sindicato já formalizou pleito nesse sentido ao TRE, na última reunião com o presidente daquele Tribunal, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, ocorrida em 20 de março (veja as informações aqui). Além disso, protocolou ofício (veja cópia) solicitando “critérios democráticos para que os servidores da Justiça Eleitoral possam opinar e selecionar quem, dentre eles, irá se tornar diretor-geral, pelo período de dois anos, de forma a coincidir com o mandato da Presidência”. Estenderá esse pleito também aos outros tribunais.

A propósito do segundo tema mais bem votado, o Sindicato também tem solicitado ao TRT a promoção de treinamento para o seu quadro funcional, para melhor adaptação à nova tecnologia, e a adoção das paradas de 10 minutos, a cada 50 minutos trabalhados, como forma de preservar a saúde do servidor.

 O resultado da votação no TRT

 

Tema Qde. de votos
Critérios para ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas 211
Impactos das novas tecnologias no cotidiano e na saúde do servidor – PJe, teletrabalho e normatização 179
O impacto da imposição de metas de resultado na relação magistrado-gestor-servidor – uma questão ética 123
Assédio moral 84
Gestão participativa 39
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags