O desembargador Tarcísio Giboski, presidente do TRT da 3ª Região, inaugura, nesta quarta-feira, 19, às 17 horas, na Av. Augusto de Lima, 1.234, Barro Preto, o novo Fórum da Justiça do Trabalho em Belo Horizonte. Para a locação do prédio foi firmado, pelo TRT, convênio de cooperação com a Caixa Econômica Federal.
O novo Fórum Trabalhista abrigará 16 das 40 varas do Trabalho da capital (25ª a 40ª) e serviços essenciais como Distribuição de Feitos de 1ª Instância, Apoio à Primeira Instância, Informática, Serviço médico, Apoio administrativo e Central de Segurança.
Com a inauguração do novo Fórum, a administração do TRT resolve, emergencialmente, o problema da superlotação existente no atual prédio das varas do Trabalho da capital, enquanto são otimizadas as providências necessárias à aquisição de um prédio para abrigar, em caráter definitivo, todas as 40 varas de Belo Horizonte. Por lá transitam, aproximadamente, 7 mil e 500 pessoas por dia e entra, em média, um processo a cada três minutos. De janeiro a outubro deste ano foram recebidas 55.480 reclamações trabalhistas.
Solução definitiva
A médio prazo, tudo indica que a solução será instalar o Fórum da Justiça do Trabalho no complexo da Escola de Engenharia da UFMG, localizado no centro antigo da capital mineira, entre as ruas Espírito Santo e Bahia, e Rua Guaicurus com Av. do Contorno, atualmente sub-utilizado. Pelo acerto, já concretizado com a União, o imóvel, com 25.500m2, deverá estar liberado em 2009, para que sejam iniciadas as reformas e adaptações necessárias.
Suspensão de prazos
Em razão da transferência, estarão suspensos, de 20/12/2007 a 25/01/2008, os prazos processuais e o funcionamento do Foro e das Varas do Trabalho da capital. Consulte, na página do TRT, o Ato GP/SCR/Nº02/2007.
Fonte: Portal do TRT da 3ª Região