Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

TRT-3 Inaugura novo prédio da VT de Caxambu e homenageia advogado que lutou pelo desenvolvimento do município

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a inauguração do novo prédio da Vara do Trabalho de Caxambu, que ganhou o nome do advogado Accacio de Almeida, que é natural de Baependy mas advogou em Caxambu, onde, segundo diversos relatos dos presentes, sempre primou pelo seu caráter corajoso e humilde. Na ocasião, também foi inaugurado um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal que funciona dentro da VT e foi feita a instalação oficial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), cuja primeira audiência marcada pelo sistema ficou agendada para 12 de março, às 13h.

No hasteamento das bandeiras, à frente do novo prédio da VT de Caxambu, o prefeito da cidade, Ojandir Ubirajara, a presidente do TRT-3 desembargadora Deoclécia Amorelli Dias, o presidente do Comitê Gestor do PJe em Minas Gerais, desembargador Ricardo Mohallem, e Marco Antônio Ribeiro Muniz, juiz titular da VT (Foto: Janaina Rochido)

A solenidade contou com vários desembargadores do TRT-3 (dentre eles Caio Luiz de Almeida, neto do homenageado), o prefeito de Caxambu Ojandir Ubirajara Belini e o presidente da Câmara Municipal da cidade, a presidente da Amatra-3 juíza Jacqueline Casagrande, e representantes da OAB (estadual e subseções de Caxambu e Santa Rita do Sapucaí), da Procuradoria do Trabalho, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Coopjus, por meio de seu gerente Igor Miranda, e vários familiares do advogado Accacio.

Pelo SITRAEMG, a coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes esteve presente e, antes da solenidade, aproveitou para conhecer o novo espaço e conversar com os servidores. Além de trocar idéias com os trabalhadores, Lúcia aproveitou para contar a respeito do I Encontro de Assistentes e Assessores de Magistrados do Poder Judiciário em Minas Gerais, evento realizado pelo Sindicato no último dia 23, em Belo Horizonte, e que tinha como público exatamente estes servidores.

A coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes conversa com os servidores da VT de Caxambu, antes do início da solenidade (Foto: Janaina Rochido)

Mais conforto e agilidade

A presidente do TRT-3, desembargadora Deoclécia Amorelli Dias, durante seu discurso, elogiou a cidade de Caxambu e destacou sua fama pelas águas medicinais. Sobre o novo prédio e a implantação do PJe, a magistrada agradeceu a todos que trabalharam para que a sede da VT primasse pelo conforto e funcionalidade e também destacou que o processo eletrônico traz uma realidade nova e melhor, que ela classificou como “simples, transparente e econômica”. A esses adjetivos, o desembargador Ricardo Antônio Mohallem, presidente do Comitê Gestor da Implantação do PJe em Minas Gerais, acrescentou “agilidade e ergonomia”, ressaltando que o sistema já está presente na maioria das Varas do Trabalho mineiras.

Convidados aplaudem durante a protocolização do primeiro processo da VT via PJe (Foto: Janaina Rochido)

Ao se dirigir aos presentes, o juiz titular da VT, Marco Antônio Ribeiro Muniz, mostrou-se feliz com a mudança da Vara para o novo prédio e afirmou que, antes, o prédio era incompatível com o povo de Caxambu e a excelência da prestação jurisdicional dos servidores do TRT na cidade. “Agora sim, temos uma casa que reflete a nossa alma”, elogiou Muniz, novamente apontando a importância da nova sede e do advogado que deu-lhe o nome.

Lúcia Maria Bernardes representando o SITRAEMG, tendo ao seu lado a desembargadora Deoclécia Amorelli Dias (esquerda)e o juiz MArco Antônio Muniz, titular da VT de Caxambu e a presidente da Amatra-3, juíza Jacqueline Casagrande (ambos à direita) (Foto: Janaina Rochido)

Homenagem ilustre

Em todas as falas dos presentes à inauguração da VT, foram destacadas as qualidades do homenageado, o advogado Accacio de Almeida, que, além de avô do desembargador Caio de Almeida, do TRT-3, também tem como neto o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. Aposentado do Ministério da Fazenda, Accacio de Almeida começou a exercer a advocacia em 1946 e, segundo relatos dos próprios familiares, presentes à solenidade, sempre prezou pela humildade e pela luta pelo desenvolvimento de Caxambu.

O também advogado Maurício Martins de Almeida, filho de Accacio de Almeida, falou em nome da família. Agradecendo a homenagem, ele contou passagens da vida do pai e se disse “muito sensibilizado e emocionado” pela ocasião, que também contou com as bênçãos e orações do Padre Thiago, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, de Caxambu.

A presidente do TRT-3 se dirige aos presentes, dentre eles, à esquerda (inclusive sentados), familiares do advogado que dá nome ao prédio da VT de Caxambu, Accacio de Almeida (Foto: Janaina Rochido)

Na terça-feira, 26, a coordenadora-geral do SITRAEMG, Lúcia Maria Bernardes, segue em viagem para a cidade de São Sebastião do Paraíso, onde visitará os servidores das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal. O objetivo do Sindicato nestas viagens é conversar com os trabalhadores e colher sugestões e críticas para serem encaminhadas aos tribunais para as devidas providências.

Servidores da VT de Caxambu posam com Lúcia Maria Bernardes e o juíz titular Marco Antônio Muniz (Foto: Janaina Rochido)

De Caxambu, Janaina Rochido

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags