Após pedido do SITRAEMG, o presidente do TRT da 3ª região, desembargador Júlio Bernardo do Carmo aprovou, nesta terça-feira (25/04), a liberação dos servidores da Justiça do Trabalho para participação nos atos do dia 28/04.
Antes da publicação do documento, em breve conversa com o presidente do Tribunal, o coordenador geral do SITRAEMG Igor Yagelovic, reforçou o pedido já protocolado em ofício pelo SITRAEMG sobre a liberação dos servidores. O coordenador também informou sobre as decisões dos Tribunais Trabalhista da Bahia e Rio Grande do Norte, que já haviam se decidido pela suspensão do expediente. Segundo Yagelovic, esse suporte por parte da administração facilitaria a participação dos servidores do TRT na greve do dia 28.
O presidente do Tribunal sinalizou positivamente sobre o apelo do SITRAEMG, e logo depois publicou a portaria conjunta que estabeleceu que não haveria expediente no TRT, mantendo apenas o regime de plantão para resolução dos casos urgentes e a prorrogação dos prazos para o primeiro dia útil seguinte após a paralisação. A fundamentação do magistrado é a forte adesão da Greve Geral, a ausência de transporte público já confirmada e a segurança dos servidores, magistrados, servidores, estagiários e magistrados no dia da manifestação.
Orientações aos servidores sobre a Greve Geral
A diretoria do SITRAEMG entende que a decisão do presidente do Tribunal é de muita sensibilidade, tendo em vista que uma das principais pautas da Greve Geral é a reforma trabalhista, que afeta diretamente à existência da Justiça do Trabalho, e levará como pauta a defesa da instituição.