O Tribunal mineiro possui um acervo histórico com quase 3600 processos, em fase inicial de descrição.
Durante o 1º Simpósio Memórias do Judiciário, promovido pelo Centro de Memória do TRF6, no dia 22 de maio, quarta-feira, será apresentada parte do acervo histórico de processos judiciais federais mineiros da 1ª fase da Justiça Federal (1890-1937). Também serão mostrados alguns processos da época imperial.
O evento, gratuito, terá formato híbrido com exposição e , também, painéis e outras atividades realizadas entre 10h e 16h30h. Presencialmente será promovido no auditório do TRF6.
Está prevista a participação do historiador Nuno Camarinhas, que proferirá a Conferência de Abertura sobre “A Justiça régia na América Portuguesa, nos séculos XVII e XVIII”.
Os professores arquivistas da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) José Francisco Guelfi e Marta Melgaço – do projeto de descrição de processos antigos do TRF6 – falarão sobre as experiências metodológicas.
Também haverá painel com os membros da equipe do Centro de Memória e o servidor aposentado Frederico Guilherme Ruggio Júnior. Ele falará sobre pesquisas e descobertas, desafios, dificuldades e tipos documentais.
O historiador Eduardo França Paiva fará a conferência de encerramento que abordará o tema “Escravos na Justiça- as coartações e a liberdade nas Minas Gerais do século XVIII”.
Inscrições
- Participação online: bit.ly/simposioonlinetrf6
- Participação presencial: bit.ly/simposiopresencialtrf6
Assessoria de Comunicação
Sitraemg