O desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira é o novo presidente do TRF6. Seu vice, e também corregedor regional, é o desembargador federal Ricardo Machado Rabelo.
Ambos tomaram posse, para um mandato de dois anos, em solenidade realizada na tarde/noite de sexta-feira, 23 de agosto, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Estiveram presentes autoridades dos três poderes, das esferas estadual e federal. Entre elas, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG); o advogado-geral da União, Jorge Messias; o conselheiro do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, ex-coordenador do Fórum de Carreira do Poder Judiciário Federal; ministros do Superior Tribunal de Justiça; os presidentes do TRT3 e do TRE-MG, desembargadores Denise Alves Horta e Ramon Tácio de Oliveira; o governador do estado, Romeu Zema; e o presidente da Assembleia Legislativa mineira, Tadeu Martins Leite.
O Sitraemg também marcou presença, representado pelos coordenadores Eliana Leocádia, Alessandra Matias, Enilson Fonseca e Joana D’Arc Guimarães. Os dirigentes sindicais aproveitaram a oportunidade para dialogar com autoridades do Judiciário Federal presentes sobre questões afetas aos servidores.
Confira a galeria de fotos
Orçamento apertado e necessidade de servidores em destaque
O ponto central dos discursos foram os dois anos de existência do TRF6, marcados pela escassez de recursos.
Foi lembrado que, devido à penúria financeira, o Tribunal viu-se obrigado a extinguir a Subseção Judiciária de Contagem e a lotar todos os seus servidores em Belo Horizonte (na ocasião, o Sitraemg lutou, sem sucesso, contra a extinção dessa subseção).
Os próprios membros da Corte, em vídeo institucional exibido durante a solenidade, reconheceram que houve um esforço hercúleo de magistrados e servidores para entregarem uma prestação jurisdicional de qualidade sem a verba necessária. O novo presidente disse ressaltou que os servidores sempre se mostraram dispostos a colaborar nesse sentido.
O presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, comprometeu-se atuar como parceiro do novo presidente do Tribunal na busca do aumento de pessoal e da estrutura do Tribunal.
A direção do Sitraemg, desde a implantação do TRF6, tem atuado perante este, e também junto ao CJF, a fim de garantir aos servidores lotados no 1º grau as condições dignas de trabalho, além de valorização e reconhecimento. Tem lutado também pela amplificação do número de servidores.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg