Em solenidade realizada na tarde ontem (desta terça-feira, 22), no Salão de Sessões Plenárias, o Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian tomou posse como Presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Foram empossados também os Desembargadores Federais Antônio Ezequiel da Silva, na qualidade de Vice-Presidente, e Olindo Herculano de Menezes, como Corregedor-Geral da 1ª Região. O mandato é de dois anos.
Os novos dirigentes sucedem a Desembargadora Federal Assusete Magalhães e o Ex-Vice-Presidente, Desembargador Federal Carlos Olavo Pacheco de Madeiros. O Desembargador Jirair Meguerian integrou a gestão do período 2006/2008 na qualidade de Corregedor-Geral.
Ao iniciar o seu discurso de posse, o novo Presidente homenageou seus antecessores, falando da “saga inaugurada pelo sempre Presidente Alberto Tavares Vieira da Silva, uma sucessão de colegas de alta envergadura moral, probos e de elevado tino administrativo, entre os quais, não posso deixar de destacar, dois de saudosa memória, que já retornaram às paragens espirituais, os Desembargadores Federais Hermenito Dourado, amigo e companheiro de toda hora, e Leite Soares, grande timoneiro deste barco… “.
Rendeu homenagens aos seus pais: “tiveram a coragem de deixar o conforto e a estabilidade de que usufruíam no Egito e atravessaram a metade do mundo para nos trazer, a mim e a meu irmão, ao Brasil há exatos cinqüenta anos…”. Em seguida, agradeceu à esposa, filhos, sobrinhos e à neta, pelo que representam em sua vida.
Dentre os amigos, destacou Ailton Bernardes de Assis, a quem reputou de “grande companheiro e conselheiro”, e o Professor Edmundo de Freitas, “que tanto me ajudou na Vara Federal de Uberaba.”.
Ao falar de seus compromissos para com a Corte, afirma que a dirigirá de forma democrática e com a colaboração de todos os membros do TRF, “em especial dos dois paladinos da Bahia que comigo formam o triunvirato que administrará o Tribunal pelos dois anos, Desembargadores Federais Antônio Ezequiel da Silva, Vice-Presidente, e Olindo Menezes, Corregedor-Geral da Justiça Federal da 1ª Região.”
“Terei o gabinete aberto a todos, magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público e até as partes, para receber sugestões e críticas, preocupando-me com os problemas da Justiça Federal como um todo, com especial atenção às subseções judiciárias…”, asseverou o novo Presidente.
Destacou, ainda, que pretende levar à frente as conversas iniciadas com o Comando do Exército “para colocar, em cada unidade militar do interior da Amazônia, um posto permanente de atendimento do juizado especial federal previdenciário, a ser operado por integrantes do Exército.”.
Ao finalizar o discurso de posse, o Presidente Jirair Meguerian afirmou que “projetos os há muitos, alguns já iniciados que merecem continuidade, outros a serem implantados, espero com auxílio dos meus colegas da direção e dos demais integrantes do Tribunal, contando com colaboração do egrégio Conselho da Justiça Federal e compreensão dos Poderes Executivo e Legislativo, prosseguir nesta viagem da nau cujo leme ora assumo…”.
A Mesa Diretora iniciou os trabalhos da solenidade de posse presidida pela Desembargadora Assusete Magalhães. Ao assumir o cargo de Presidente, o Desembargador Jirair Aram Meguerian passou à direção da Mesa, que foi composta pela Ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, representante da Presidência do Supremo Tribunal Federal; pelo Ministro Fernando Gonçalves, representante da Presidência do Superior Tribunal de Justiça; pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Ronaldo Meira de Vasconcelos Albo, e pelo representante do Arcebispo Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Varujan Guzelgun.
Fonte: Portal www.trf1.gov.br