Imbuído do propósito de contribuir para a agilização da biometria em Minas Gerais, o Sitraemg faz um apelo aos servidores e às servidoras da Justiça Federal de Belo Horizonte que ainda não fizeram o registro biométrico que aproveitem a oportunidade e o façam no posto de atendimento temporário instalado pelo TRE-MG na biblioteca do TRF6, que fica no 2º andar do edifício Antônio Fernando Pinheiro, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1.805, bairro Santo Agostinho.
O objetivo da criação desses postos temporários, em parceria com outras instituições públicas, para atendimento até o dia 26 de setembro, é ampliar o cadastro biométrico em todo o estado.
Ainda na Capital, os eleitores podem fazer o cadastro biométrico nos postos temporários de atendimento do andar térreo do Fórum Civil e Fazendário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado na Avenida Raja Gabaglia, 1.753, bairro Luxemburgo, e no CCTP da Academia da Polícia Militar, que fica na Rua Diabase, 320, Prado. Segundo a assessoria de Comunicação do TRE-MG, vai ser disponibilizada outra unidade de atendimento também em um dos prédios do TRT3.
Pode ser realizado, ainda, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor dos seguintes endereços: Avenida do Contorno, 7.038, Lourdes; na Rua Padre Pedro Pinto, 5020, bairro Mantiqueira; e na Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
No interior, os eleitores devem procurar os cartórios eleitorais locais, das 12h às 17h. Veja aqui.
Avanço da biometria no estado
Atualmente, Minas Gerais tem 70,8% do eleitorado apto a votar já biometrizado. O TRE-MG quer aproximar esse número da média nacional, que é de 86% dos eleitores biometrizados. Por isso, em junho o Tribunal aprovou um plano integrado para ampliar a biometria em Minas. Entre as ações a serem executadas, estão a instalação de postos temporários em diversos locais e a Caravana da Biometria, que está levando atendimento a cidades que não têm sede de zona eleitoral.
Alguns cartórios podem ter horário de funcionamento diferente, por isso, o TRE recomenda que o cidadão cheque essa informação antes de se deslocar para buscar atendimento. Basta ligar para o Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.
Sobre a biometria
A biometria é um recurso que garante ainda mais segurança ao voto, pois evita que uma pessoa vote em lugar de outra e que alguém tenha mais de uma inscrição eleitoral. Além disso, cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral pode trazer outras vantagens, como facilitar o acesso ao nível ouro da conta GOV.BR e a diversos serviços do INSS.
Saiba mais sobre a biometria na Justiça Eleitoral.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg