O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Almeida Melo, assinou nesta terça-feira (2) portaria em que determina a criação de uma Assessoria Administrativa da Presidência do Tribunal, que terá como função prioritária dar apoio às zonas eleitorais do interior do Estado. A finalidade da nova assessoria será a de diagnosticar as necessidades relacionadas à infra-estrutura dos cartórios eleitorais, aos recursos humanos, às telecomunicações, entre outras.
Para o desembargador Almeida Melo, a atenção aos cartórios eleitorais do interior é questão da máxima prioridade tanto para ele quanto para os seus sucessores na Presidência do Tribunal.
Assessoria
A Assessoria que dará apoio às 333 zonas eleitorais do interior terá entre suas atribuições a de organizar o orçamento para revitalizar os cartórios do interior e estabelecer contato permanente entre os cartórios nos municípios e a direção regional da Justiça Eleitoral.
De acordo com a portaria que será publicada nesta quarta-feira, a nova assessoria deverá providenciar levantamento das necessidades dos cartórios eleitorais do interior, levantar dados para o planejamento estratégico do Tribunal e difundir as ações do TRE para as zonas eleitorais da capital e do interior.
Outra atividade importante da assessoria criada será a de exercer, quando necessário, a fiscalização de contratos que digam respeito aos cartórios do interior e receber sugestões de todas as zonas eleitorais do interior.