O SITRAEMG manifesta todo o apoio a heroica greve dos professores estaduais e de todos os servidores público estaduais do Paraná. Também repudia a truculência da Policia Militar, comandada pelo governador Beto Richa (PSDB), que com uma violência desproporcional, tem reprimido as manifestações.
Nesta quarta feira, dia 29, milhares de servidores públicos do estado do Paraná se reuniram na assembleia legislativa de Curitiba, para acompanhar a votação final do projeto governo que coloca em risco a aposentadoria dos servidores do estado, com um corte de 1,7 bilhões anuais na previdência.
O protesto, mobilizado principalmente pelos professores da rede estadual, que estão em greve desde o dia 25 deste mês, foi desencadeado pela decisão antidemocrática concedida pela justiça de proibir o acompanhamento da sessão na ALEP. Os servidores foram impedidos de acompanhar a sessão por grades e barreiras policiais. Após o termino da votação favorável ao projeto os protestos se intensificaram e a polícia recebeu ordem para avançar sobre os manifestantes, que, em meio ao começo de conflito, tentaram ultrapassar a barreira humana feita pelos PMs para poder acompanhar a sessão.
Crise no governo e na policia
A ação truculenta da policia deixou mais de 200 feridos em Curitiba, e tem gerado uma forte crise de popularidade no governo que já apresenta queda de 75% na aprovação. O governador atribuiu a repressão aos “vândalos” e “black blocs”, mas o argumento não tem convencido a população, para gerenciar a crise o comandante da PM, o coronel Chehade Elias Geha foi destituído na manhã desta quinta feira. Além disso, 17 policiais militares foram presos e exonerados por se recusarem a participar do cerco aos professores.
Entenda o projeto
O projeto de lei proposto pelo governador do PR Beto Richa, muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário. Com isso a responsabilidade para o pagamento previdenciário deixa de ser responsabilidade exclusiva do governo e passa a ser seus custos compartilhados pelos próprios servidores, aumentando os descontos nos já achatados salários dos servidores.
Educação não é caso de policia, mas sim de politica pública conforme consta no artigo 6º da constituição federal. Todo o apoio aos servidores do Paraná
Veja um vídeo feito por manifestantes no momento da repressão: