O Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça Avaliadores do PJU de Minas Gerais, que será promovido pelo Sitraemg nos dias 13 e 14 de setembro, em Belo Horizonte, é o mais significativo para a categoria no estado. É uma oportunidade para o aprimoramento profissional e o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo a prática da Justiça no Brasil.
As inscrições para o Encontro estão abertas até o dia 6 de setembro. Clique aqui para se inscrever!
ATENÇÃO: O sindicato custeará as despesas de hospedagem e de transporte para os filiados do interior.
Inovação no judiciário: um olhar para o futuro
Um dos destaques do evento será a palestra do Dr. Dorotheo Barbosa Neto, juiz auxiliar da Presidência e Coordenador do Programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em sua apresentação, ele abordará a revolução que o Judiciário brasileiro está prestes a vivenciar com o lançamento do novo portal de serviços, previsto para dezembro. Como ele mesmo descreve em artigo publicado no site migalhas.com.br, “o [Programa] Justiça 4.0 visa transformar digitalmente a Justiça brasileira, tornando-a mais acessível, ágil e transparente”. Essa inovação promete não só simplificar o acesso à Justiça, mas também otimizar a tramitação de processos e promover uma maior colaboração entre os tribunais.
Inteligência artificial e os desafios éticos
Outro momento de grande relevância será a palestra do Dr. Pedro Felipe Santos, Desembargador Federal do TRF-6, que trará uma reflexão profunda sobre os impactos da Inteligência Artificial no Judiciário. Com uma carreira marcada por estudos em Harvard e Oxford, o Dr. Pedro Felipe provoca importantes questionamentos sobre até que ponto a tecnologia pode substituir o ser humano nas decisões judiciais. Os limites na utilização da inteligência artificial e até mesmo a legitimidade de sua utilização pelos magistrados serão abordados com olhar crítico e desafiador pelo desembargador, que trará à tona, ainda, o debate sobre a importância de manter o elemento humano no processo decisório.
O papel transformador do Oficial de Justiça
Vagner Sebastião Sperone, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo, também estará presente para discutir o papel fundamental dos Oficiais de Justiça no século XXI. Com uma extensa formação em Direito Processual Civil, Criminologia e Psicologia Jurídica, Sperone explora a importância da categoria na aplicação justa e efetiva dos princípios judiciais. Em publicações, ele defende que o Oficial de Justiça contribui de forma determinante para um processo e uma decisão justos, e desta forma para que realmente a justiça seja realizada em todos os seus aspectos.
Conciliação e mediação: caminhos para uma justiça mais humana
Outro destaque no ciclo de palestras, a Dra. Doroteia Azevedo, Juíza Auxiliar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, abordará as nuances entre conciliação e mediação. Com sua vasta experiência e um LLM em Dispute Resolution pela Pepperdine University, Dra. Doroteia busca esclarecer as distinções práticas e jurídicas entre esses métodos, ressaltando a importância de uma mediação criteriosa e informada para a resolução de conflitos trabalhistas.
Participação
Não perca a chance de participar deste evento essencial para o fortalecimento da categoria e a evolução do Judiciário brasileiro.
Confira a programação completa:
Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça Avaliadores do PJU de Minas Gerais 2024
- 13 e 14 de setembro de 2024
- Hotel San Diego
- Álvares Cabral, 1181 – Lourdes, Belo Horizonte/MG
13/09 – Sexta-feira
- 17h – Início do Credenciamento
- 18h-18h45 – Coffee break
- 19h – Conferência de abertura – Diretoria Executiva
- 20h-21h – Palestra: Judiciário 4.0 – Dr. Dorotheo Barbosa Neto
- 21h30 – Encerramento dos trabalhos do dia
14/09 – Sábado
- 8h – Credenciamento (continuação)
- 9h-10h15 – Palestra: Inteligência Artificial – Dr. Pedro Felipe Santos
- 10h15-11h30 – Palestra: O que é ser Oficial de Justiça no século XXI – Vagner Sebastião
- 11h30-12h30 – Palestra: Impactos da implementação da Justiça 4.0 na saúde dos Oficiais de Justiça – Arthur Lobato e Luciana Mara França Moreira
- 12h30-14h – Almoço
- 14h-15h – Palestra: Jurídico: pautas diversas – Dr. Rudi Cassel, Dra. Débora Oliveira e Dr. Lucas Caldeira
- 15h-16h – Palestra: Conciliação / Mediação – Dra. Doroteia Azevedo
- 16h-16h30 – Palestra: As dificuldades enfrentadas pela mulher oficiala de justiça – Elaine Mancilha Santos
- 16h30-17h – Coffee break
- 17h-17h45 – Palestra: Projetos de Lei e Plano de Cargos e Salários – Thiago Queiroz
- 17h45-18h – Palestra: Projetos socioculturais e convênios diversos
- 18h-18h50 – Encaminhamentos: apresentações e aprovações de propostas
- 18h50 – Encerramento das atividades no auditório e convite para coquetel
- 19h-22h – Coquetel/Confraternização
- 22h – Encerramento do coquetel
Assessoria de Comunicação
Sitraemg