Membros da direção do Sitraemg, juntamente com servidores do Judiciário Federal e ativistas da rede pública municipal de ensino e do movimento Unidade Popular realizaram “pedágio” na manhã desta quinta-feira (22) em semáforos do cruzamento da avenida Augusto de Lima com rua Araguari, em Belo Horizonte. Durante o sinal fechado para os veículos, os manifestantes exibiram faixa no cruzamento e entregaram panfletos aos motoristas com mensagens da luta contra a Reforma Administrativa. Além disso, presentearam-nos com kits anti-Covid-19, contendo máscaras e álcool em gel.
“Somos trabalhadores do serviço público cuidando de você. Aqui tem serviço público e gratuito. Defenda o que é seu. Defenda a vida. Defenda o SUS. Vacina SIM. Reforma Administrativa NÃO!”, dizia a faixa estendida por servidores. “Governo e parlamentares promovem o desmonte do serviço público”, alertava o panfleto, elencando alguns dos principais pontos da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa, que aniquilará os serviços públicos caso a proposta seja aprovada.
- Confira AQUI o panfleto
Para “provocar” o diálogo com a população, os kits foram entregues também aos transeuntes. Isso criou oportunidades propícias para que os manifestantes explicassem às pessoas o que é a Reforma Administrativa e alertassem que o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem sido extremamente importante sobretudo nesse momento da pandemia, assim como vários outros serviços públicos, serão sucateados e correm até o risco de acabar, se a proposta do governo passar.
- Fotos da mobilização
A atividade fez parte de mobilização conjunta que ocorre ao longo de toda esta quinta-feira, em Belo Horizonte. A partir de articulações combinadas entre o Sitraemg e demais entidades que integram a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, Fórum de Mineiros e o Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), foram realizados “pedágios”, em horários diferentes, em vários outros pontos de grande circulação de pessoas e veículos da cidade.