O Conselho de Justiça Federal (CJF), que funciona junto ao STJ por determinação constitucional, com tarefas de supervisionar o orçamento e a administração da Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, vai contar a partir do dia 21 junho com novo coordenador-geral.
Foi indicado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o ministro Gilson Dipp como novo coordenador-geral da Justiça Federal. O ministro também foi eleito membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF). Dipp vai substituir o atual coordenador-geral, ministro Fernando Gonçalves, cujo mandato terminou. O ministro Paulo Gallotti foi eleito membro suplente do CJF.
Escolha
Pelo critério de antigüidade entre os ministros da Corte, a indicação ao cargo de coordenador-geral da Justiça Federal deveria ser, pela ordem, dos ministros Felix Fischer e Aldir Passarinho Junior, mas os dois manifestaram-se pela renúncia à indicação devido ao pouco tempo de mandato como membros efetivos do CJF.
Composição do CFJ
Atualmente, o STJ é representado no CJF pelos ministros Raphael de Barros Monteiro Filho e Francisco Peçanha Martins, presidente e vice-presidente, respectivamente, pelo ministro Fernando Gonçalves, coordenador-geral da Justiça Federal, pelos ministros Felix Fischer e Aldir Passarinho Junior, como membros efetivos, e pelos ministros Gilson Dipp, Hamilton Carvalhido e Eliana Calmon, como suplentes.
Fonte: Diap