Na manhã de ontem, (05/10) o segurança de uma creche ateou fogo em crianças e no prédio da escola infantil em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, e depois se matou. Cinco crianças e uma professora morreram na tragédia, além de deixarem trinta pessoas – 28 crianças e três adultos – feridas.
Diante desse acontecimento estarrecedor, o SITRAEMG manifesta o seu pesar e os sentimentos de solidariedade as famílias das vítimas.
Mobilizações
O Ministério Público Estadual de Minas Gerais abriu uma conta exclusiva para que fossem feitos doações para ajudar as famílias atingidas pelas tragédias. É importante salientar que essa é a conta oficial e que todo o dinheiro doado será revertido em prol das vítimas do incêndio. Você pode verificar a autenticidade da conta por meio de uma ata de reunião pública do Ministério Público de Minas Gerais, com o Banco do Brasil para a abertura da conta. Confira AQUI
Segue dados:
AGÊNCIA 0935-0
CONTA 600-9. Favorecido: SOS creche gente inocente
Banco do Brasil
CNPJ: 15.462.027/0001-73
Hemominas
O Hemominas informa que está recebendo doações normalmente, e que não há falta de sangue no estoque para os feridos na tragédia de Janaúba. Entretanto, destaca que todos os que quiserem fazer as doações, podem as efetuar normalmente.
Confirma a mensagem que recebemos, na íntegra:
“O Hemocentro está acompanhando de perto todos os desdobramentos da tragédia de Janaúba, bem como o atendimento das vítimas atendidas no Hospital João XXIII.
É importante que todos estejam informados que o atendimento a aquele Hospital está sendo feito em conformidade e dentro dos padrões já pactuados de atendimento e não há até o momento falta de hemocomponente crítico para os feridos.
Há mensagens circulando nas redes sociais sobre necessidades específicas de sangue que são inverídicas e não refletem as reais necessidades do hospital.
Todos aqueles que quiserem doar sangue serão bem vindos e deverão ser orientados a preferencialmente agendar as doações, levando a melhoria dos estoques ao longo de toda a semana, pois é sabido que os portadores de queimaduras têm necessidades transfusionais em períodos mais longos do que vítimas de outros tipos acidentes.
Estoques em aumento progressivo são muito importantes neste momento.
O setor de Captação do HBH está disponível para orientações a grupos que queiram se mobilizar e vir doar sangue, a fim de que todos possam ser atendidos e dar sua contribuição, se tumultos ou aumento de intercorrências.
Além disso, como há muitas vítimas internadas em Montes Claros e Janaúba, estaremos enviado sangue também para lá, de acordo com a necessidade da região. Em qualquer unidade da Fundação que for feita a doação os estoques serão monitorados pela Diretoria Técnica e serão redistribuídos, de forma que aquelas pessoas que vivem no interior podem realizar suas doações mais perto de casa, não precisando se deslocar para Belo Horizonte.
Contamos com a colaboração de todos para a disseminação destas informações. Informar corretamente também é um modo de ajudar.”