Solidariedade a bispo ameaçado de morte

Compartilhe

Dom Erwin Krautler, presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e bispo de Altamira, estado do Pará, vem sendo ameaçado de morte há vários anos, por causa de sua atuação determinada em favor dos povos indígenas e dos trabalhadores rurais daquele estado. Tais ameaças foram reforçadas nos últimos dias.

Dom Erwin atuou com a irmã Dorothy Stang, como vem atuando na luta pelos direitos das comunidades camponesas e pela preservação ambiental na região amazônica; denunciou a exploração sexual de adolescentes por políticos; denunciou a emasculação e assassinato de meninos no estado; vem denunciando a atuação de latifundiários, grileiros, madeireiros e fazendeiros com práticas de trabalho escravo e de destruição ambiental; tem aberto espaço na sua diocese para o debate sobre a construção da usina de Belo Monte, que ameaça atingir comunidades indígenas e camponesas, mas é de interesse de madeireiros e empresários locais.

Devido a sua atuação pastoral dedicada aos trabalhadores e aos povos indígenas, Dom Erwin foi ameaçado e agredido inúmeras vezes ao longo dos anos. Em 1987, um acidente de carro numa rodovia, com suspeitas de ter sido forjado, quase lhe tirou a vida, tendo resultado na morte de um amigo e colaborador, padre Salvatore Deiana, que o acompanhava.

Hoje, Dom Erwin vive sob a proteção de policiais militares do estado do Pará.

Sabe-se, no entanto, que está em curso um plano detalhado para o seu assassinato, cujas características revelam ser obra de pessoas de grande poder econômico, provavelmente um “consórcio”, como o que vitimou covardemente a irmã Dorothy Stang três anos atrás. A prova desse poder econômico começa pelo valor oferecido aos eventuais assassinos: um milhão de reais!

Conclamamos a sociedade brasileira a repudiar mais este crime hediondo em curso, contra um lutador das causas dos trabalhadores e dos povos indígenas em nosso país; exigimos do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e do governo do estado do Pará que atuem prontamente, investigando com competência, desarticulando e trazendo para responder perante a justiça brasileira estes criminosos, certamente com grande poder econômico e político no estado do Pará, que planejam, como mandantes e como executores, assassinar Dom Erwin Krautler.

São Paulo, 12 de março de 2008.

ASSSINADO POR…
Dom Tomás Balduíno, pela Comissão Pastoral da Terra – www.cptnacional.org.br
João Pedro Stédile, pela Via Campesina e MST – www.mst.org.br
Altamiro Borges,
Beto Albuquerque,
Ivan Valente, Dep. Federal – PT/SP
João Capiberibe, ex-governador
Ricardo Gebrin,
Ronald Rocha, PCdB de Minas Gerais
Sérgio Miranda, ex-deputado federal pelo PCdB
Cláudio Spis,
Sávio Bonés
Frei Gilvander Luís Moreira, pela CPT/MG e pela Igreja do Carmo de Belo Horizonte,
José Luiz Quadros de Magalhães, Dr. prof. de Direito Constitucional – UFMG.
Delze dos Santos Laureano, Procuradora do Município de Belo Horizonte, professora de Direito Constitucional e Direito Agrário na Escola Superior Dom Hélder Câmara, integrante da RENAP;
Marcilene Maria Ferreira, pela RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares – de Minas Gerais;
Virgílio Mattos, professor de Direito Penal da Escola Superior Dom Hélder Câmara e da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais
Ana Maria Turolla, pelo Movimento Capão Xavier Vivo – www.capaoxaviervivo.org
……..
……

(Quem quiser e puder assinar, beleza! Assine. Coloque o nome da entidade que representa e envie para todos os seus contatos. Vamos evitar mais um massacre anunciado!
Salve dom Erwin Klautler!

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags