Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG visita comunidade dos Arturos

Compartilhe

Nesse domingo (18/11), o SITRAEMG realizou uma visita na comunidade dos Arturos, quilombo urbano localizado no bairro Jardim Vera Cruz, em Contagem. O objetivo foi comemorar o dia da consciência negra, relembrando as lutas quilombolas. Representando o Sindicato, estiveram presentes os coordenadores gerais Célio Izidoro e Carlos Humberto Rodrigues, a coordenadora de finanças Artalide Lopes, o coordenador executivo Dirceu José dos Santos, o conselheiro fiscal Lindon Johnson Oliveira e filiados, como Carlos Nazareno, entre outros.

Na comunidade, os servidores desfrutaram de um café da manhã com quitandas típicas e, em seguida, conheceram a história dos Arturos. A rainha do Congado, Maria Gorete Costa, destacou que no quilombo urbano não existe intolerância religiosa e o foco é a união da família e manter a tradição do congado.

A visita contou também com uma roda de conversa sobre “Perspectivas dos Quilombolas no atual cenário político-social”. De acordo com a Maria Gorete, o racismo ainda não acabou. “Nós negros que sentimos. A luta contra o preconceito é nossa. O cenário político é difícil, mas temos condições de resistir”, disse.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.33.30

João Pio é um dos reis da comunidade dos Arturos, professor da rede estadual, e trabalha na Secretaria de Direitos Humanos de Minas Gerais. Ele ressaltou que o racismo não é “mimimi” ou coitadismo. “Precisamos criar mecanismos constantes de enfrentamento, políticas públicas, solicitar a punição ou até mesmo a prisão dos racistas, se necessário. Na próxima gestão nacional, vejo como uma ameaça para a população negra, população quilombola, indígenas, os mais pobres e os trabalhadores”, destacou.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.29.53

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.29.48 (1)

O coordenador Célio Izidoro destacou que é o terceiro ano que o Sindicato visita os Arturos. “Aprendemos muito, tivemos todo um histórico da luta do povo negro e ainda temos muito que lutar. No próximo Novembro Negro, assumo um compromisso que nós, do Sindicato, iremos realizar debates e palestras para conscientizar os servidores da categoria sobre a necessidade da luta permanente, não só do povo negro, mas da mulher que ainda sofre com o machismo, do povo LGBT e dos índios”, afirmou. O coordenador ressaltou ainda a importância do Núcleo de Negros do SITRAEMG para construir dentro do judiciário um debate de raça, pois os desafios são grandes.

Cumprindo a programação, foi realizada uma Oficina de Futebol para crianças. O conselheiro fiscal Lindon Johnson Oliveira e servidor do TRT/Contagem é o coordenador da oficina e enfatizou que a iniciativa promove a interação social, recreação, desenvolvimento das habilidades e a superação de desafios para as meninas e os meninos da comunidade.

Em seguida, foi realizado um almoço com churrasco animado com samba de raiz. Os visitantes também conferiram a Feira de Artesanato da Comunidade, penteados afros e visita às dependências públicas do local.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.29.44 (1)

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.29.46 (1)

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.25.57

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.25.58

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.25.45

WhatsApp Image 2018-11-19 at 09.25.45 (1)

Comunidade dos Arturos

A Comunidade dos Arturos é composta pelos descendentes de um antigo escravo de nome Artur, vem daí o nome Arturos, preservando a cultura e religiosidade local através dos Congados. Os Arturos descendem de Artur Camilo Silvério e sua esposa Carmelinda Maria da Silva.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags