O Sitraemg reuniu-se com a diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juíza Vânila Cardoso André de Moraes, na sexta-feira (29). Representando o sindicato, estiveram presentes os coordenadores Lourivaldo Duarte e Helder Amorim, e os filiados Denise Aparecida de Oliveira e Sander Pereira. A pauta do encontro foi a Subseção Judiciária de Divinópolis.
Os coordenadores explicaram a situação das instalações da subseção como: ausência de saídas de escape em situações de emergência, falta de ventilação e iluminação natural, risco de incêndio e problemas de acessibilidade. E ressaltaram a impossibilidade de fazer os reparos exigidos pelo corpo de bombeiros e a vigilância sanitária, que estabeleceram prazos para serem executados, mas não foram cumpridos.
Eles também pediram uma solução rápida para o caso, uma vez que essa situação vem se arrastando há anos.
“Enquanto não muda o local de trabalho, solicitamos que retorne apenas a etapa preliminar de trabalho presencial (25% dos trabalhadores) como forma de reduzir os riscos e zelar pela integridade física e segurança de servidores, colaboradores e jurisdicionados”, solicitou Lourivaldo Duarte.
Os coordenadores do Sitraemg ressaltaram também que a entidade está atuando junto à Corregedoria e à Presidência do tribunal. Além disso, pediram para que a diretora do Foro se manifeste favorável à redução do trabalho presencial quando for consultada.
A magistrada afirmou estar sensibilizada com a questão e que irá priorizar uma solução. Caso seja consultada sobre a Subseção de Divinópolis, se manifestará favorável à redução do trabalho presencial.
Na tarde de sexta, a presidência do TRF1 assinou despacho no SEI 0042594-61.2021 com encaminhamento para manifestação da DIREF e da Subseção. O sindicato enviou ofício na quarta-feira (26) solicitando o prosseguimento do pedido de interdição e juntando o laudo da correição, mas o processo ainda não teve nova movimentação.
Leia mais
Diretora do Foro diz que TRF6 deve ser instalado neste semestre
Assessoria de Comunicação
Sitraemg