Na tarde de segunda-feira, 30 de maio, o Sitraemg teve uma reunião com os servidores e as servidoras da Justiça Trabalhista de Januária e de Araçuaí.
A reunião aconteceu em formato virtual entre os servidores e os coordenadores do sindicato David landau e Alexandre Magnus.
De acordo com David Landau, foram tratadas as bandeiras do sindicato, em especial as lutas salariais e pelo Nível Superior dos Técnicos.
Ao longo do encontro, foi abordado o conjunto de projetos de leis que o sindicato defende e as vantagens de os (as) servidores (as) estarem filiados (as) ao sindicato.
O coordenador Alexandre Magnus reforçou que as ações judiciais como a que garantiu a incorporação da GAJ ao Vencimento Básico e dos Quintos representam vitórias da categoria. E destacou também o aplicativo de descontos do Sitraemg que dá acesso a centenas de convênios.
Lotação compartilhada
Um outro tema tratado na reunião foi a lotação compartilhada, expediente ao qual colegas dessas varas estão submetidos, sendo obrigados a prestar serviços remotos para mais de uma vara ao mesmo tempo.
David denunciou os retrocessos que a categoria vem sofrendo no Judiciário com a falta de servidores. Segundo disse, iniciativas como a da lotação compartilhada são medidas para gerir o Poder Judiciário com cada vez menos recursos.
O coordenador também destacou a garantia obtida pelo Sitraemg junto à administração do TRT3 de não haver extinção de varas, conforme prevê a Resolução 296/2021 do CSJT. A administração do Tribunal também se comprometeu a não fazer remoções de ofício como mecanismo para ajustar o número de servidores das unidades à lotação paradigma.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg