Na pauta está o relatório da Comissão sobre a reestruturação das unidades da Justiça Federal no interior do estado
Na quarta-feira, 9 de agosto, a coordenação do Sitraemg irá se reunir com o desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria. O magistrado preside a Comissão de Reorganização das Unidades Judiciais e Administrativas dos Interior de Minas Gerais.
Vai ser o primeiro encontro entre a atual coordenação do Sitraemg e o magistrado. Na pauta está o relatório final da Comissão sobre a reestruturação das unidades da Justiça Federal no interior do estado.
O relatório foi enviado pelo TRF6 ao Sitraemg na tarde de terça-feira, 8 de agosto.
“Neste momento, a coordenação da entidade, junto com sua assessoria jurídica, está analisando o documento. Visto que sempre será posição desta gestão buscar a melhor solução tanto para o Tribunal quanto para o servidor. Mas há pontos neste relatório que preocupam os servidores”, explica o coordenador Fernando Neves.
De acordo com o coordenador, o momento é de análise, estudo e debate. “Vamos pautar esse assunto na assembleia desta quarta-feira e estamos pedindo aos colegas das subseções do estado avaliem o documento e enviem as suas contribuições”, diz.
Mobilização da categoria
Em 19 de julho, em Assembleia Geral Extraordinária, a categoria aprovou uma série de iniciativas contra a reestruturação das unidades do interior. Entre essas medidas está a realização de um dia de paralisação em toda a Justiça Federal do estado.
“Resultado dessas iniciativas, conseguimos ter acesso ao plano de reestruturação e vamos ter essa primeira reunião com o desembargador Lincoln. A mobilização da categoria que está contribuindo para a reabertura do canal de diálogo com o TRF6”, avalia Neves.
Cronologia
Ao final da tarde de quinta-feira, 3 de agosto, o Sitraemg foi informado da reunião com a Secretaria-Geral do TRF6. No encontro, que durou uma hora e quarenta minutos, a coordenação do Sitraemg foi informada que receberia o relatório da Comissão de Reestruturação na segunda-feira, 7. Entretanto, o documento só foi enviado na tarde de terça-feira, 8.
Ampliação do prazo para manifestação
No ofício enviado ao Sitraemg, o TRF6 definiu o prazo de 15 dias para que o sindicato se manifeste sobre o documento. A coordenação do sindicato está solicitando a ampliação deste prazo. “Queremos ouvir a categoria e debater esse assunto com muita profundidade”, pontua Neves.
Ato e AGE em frente ao TRF6
Como parte da mobilização por mais diálogo e transparência na reestruturação das unidades do interior, acontece na quarta-feira, 9 de agosto, um ato em frente ao TRF6. Durante o ato, às 13h30, haverá Assembleia Geral Extraordinária, para avaliar e definir os próximos passos da mobilização da categoria sobre o tema.
Nas subseções já estão acontecendo mobilizações , como em Divinópolis e Tofolli Otoni.
Leia mais
Após Sitraemg chamar paralisação, TRF6 apresenta plano de reestruturação da JF
Sitraemg pede ao TRF6 transparência e diálogo na reestruturação da JF
Sitraemg divulga manifesto contra a reestruturação da Justiça Federal
Dia 9 de agosto terá paralisação dos servidores da Justiça Federal
Poucos recursos e servidores. Entenda a dramática situação do TRF6
CJF aprova extinção da Subseção de Contagem
Audiência Pública confirma indignação geral com a extinção da Subseção de Contagem
JF de Minas Gerais tem 13 Unidades de Atendimento Avançado em funcionamento
Assessoria de Comunicação
Sitraemg