Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg se reúne com diretor do foro trabalhista da Capital para tratar de demandas dos oficiais de justiça

Compartilhe

SitraemgReuneDiretorForoTrabalhistaCapital_FEED

Na última segunda-feira, 15 de maio, a direção do Sitraemg participou de reunião com o diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, juiz Márcio José Zebende, para tratar de demandas dos oficiais de justiça.

Pela direção do Foro, também participaram da reunião a chefe de gabinete Gabriela Moraes Lopes e a secretária de apoio judiciário Flávia Cerqueira de Mindello.

O coordenador Marcus Vinícius Félix da Silva representou o Sitraemg e apresentou os pleitos ao juiz, juntamente com a comissão de representantes dos oficiais de justiça.

Logo no início da reunião, o grupo de servidoras e o coordenador reafirmaram a importância das inovações tecnológicas para o desempenho das tarefas pelo segmento.

Segundo explicaram, a implantação de novos processos de Pesquisa Patrimonial (P.P.), que transferem a escolha do bem imóvel a ser penhorado para o oficial de justiça, tem gerado forte apreensão.

Uma integrante do grupo ressaltou que a mudança tem deixado ela e os colegas “muito sozinhos, vulneráveis e amedrontados.”

“A Pesquisa Patrimonial é útil para o nosso trabalho, mas, ter que escolher um imóvel para executar a penhora complica”, destacou outra oficiala.

A reivindicação do grupo é para que a ordem expressa de penhora seja deliberada pelo juiz ou pelo(a) procurador(a) interessado (a), e não pelos oficiais, como passou a ser orientado no último mês para os 76 oficiais do Foro trabalhista de BH.

Contribuições

Durante a reunião, foi entregue ao diretor do foro propostas de normas para o uso das ferramentas eletrônicas. As alternativas para a melhoria do processo se referem às experiências adotadas pelo TRT2.

Ao final da reunião, o juiz Márcio José Zebende reconheceu a importância da reivindicação dos oficiais de justiça, de permitir o diálogo sobre o processo de trabalho e P.P. e do respaldo judicial para a execução da penhora.

Zebende garantiu que será divulgada, na próxima semana, alteração da norma do Foro Trabalhista de BH determinando a expedição de mandados expressos pelo juiz antes da execução da penhora pelos oficiais de justiça.

“O objetivo desse processo todo deve ser agilizar, de forma conjunta, as pesquisas patrimoniais e não, simplesmente, transferir a tarefa para os oficiais”, avaliou.

Além de manter o canal aberto de diálogo, Zebende acatou a solicitação do sindicato para uma reunião com a Secretaria de Mandados para debater pontos administrativos da pauta do segmento.

O coordenador do Sitraemg, Marcus Vinícius Félix da Silva, considerou a primeira reunião positiva, sobretudo por garantir a abertura do diálogo pelo diretor do Foro.

“É essencial implantar mudanças no processo de P.P. para facilitar e valorizar o trabalho do oficial de justiça e inovar o trabalho judiciário, de forma justa e eficaz, favorecendo também os cidadãos”, destaca o coordenador, que também é oficial de justiça da Justiça do Trabalho.

Jaciara de Freitas Reis Tancredi, que integra a comissão de oficiais de justiça, também considerou a reunião “produtiva”, e comemorou a posição do juiz favorável ao diálogo.

A expectativa dos oficiais de justiça, agora, é avançar no debate baseado no dia a dia de trabalho e na experiência de outros foros.

Diálogo

Essa foi a segunda reunião com autoridades da Justiça do Trabalho para debater a pauta construída pelo segmento. No dia 04 de maio, os diretores do Sitraemg, Paulo José da Silva e Marcus Vinícius Félix da Silva se reuniram com a diretoria-geral do TRT3 para apresentar as reivindicações.

Na reunião receberam a garantia do diretor-geral de que manterá o diálogo sobre as mudanças na metodologia e atribuições do segmento.

O DG também ficou de enviar uma resposta, por escrito, sobre as reivindicações constantes na Pauta construída no Encontro dos Oficiais de Justiça Federal e Trabalhista que lhe foi entregue naquela oportunidade.

“A Expectativa é que elas sejam atendidas, pois assim os oficiais se sentirão realmente valorizados”, reforça Marcus Vinícius Félix da Silva.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Leia mais

Sitraemg entrega ao TRT3 reivindicações relacionadas às mudanças de atribuições e condições de trabalho

Oficiais de Justiça fazem reunião do segmento para debater aspectos da carreira

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags