SITRAEMG se reúne com Administração do TRT para tratar da greve e remoção

Compartilhe

Nesta quinta feira, 11/06, os coordenadores do SITRAEMG Alexandre Magnus e Célio Izidoro, juntamente com o advogado Daniel Hilário, da assessoria jurídica, e o filiado Ronne Herbert, reuniram-se com a Administração do TRT. Pelo Tribunal, estiveram presentes o diretor geral, Ricardo Marques, a diretora de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Discacciati, e o gerente do Projeto Servidor em Pauta, Ronaldo da Silva.

foto - Cópia
Da esquerda para a direita: os coordenadores do SITRAEMG Alexandre Magnus e Célio Izidoro; o advogado Daniel Hilário; o gerente do Projeto Servidor em Pauta, Ronaldo da Silva; o filiado do Sindicato Ronne Herbert; a diretora de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Discacciati; e o diretor geral Ricardo Marques

Alexandre Magnus iniciou a reunião dando informes ao DG sobre a greve em curso pela aprovação do PL 28/2015, destacando que o movimento paredista tem se intensificado para pressionar o governo a negociar com o Judiciário.

O diretor geral mencionou que a greve é um direito legítimo dos servidores e que compreende a necessidade de se forçar uma negociação com o governo.

Magnus agradeceu ao DG por ter criado canal de comunicação com o Sindicato para receber denúncia de gestores que perseguirem servidores que aderirem a greve. O DG reforçou o compromisso e afirmou que o exercício de um direito (greve) não pode receber retaliações, como a retirada de funções comissionadas. Nesse sentido, o DG afirmou que buscará punir aqueles gestores que agirem com arbitrariedade e perseguirem servidores por exercerem um direito assegurado constitucionalmente. Advertiu, apenas, quanto à necessidade de que não ocorram abusos por parte dos servidores e que um quantitativo mínimo seja respeitado.

Em seguida, iniciou-se a discussão sobre a pauta central da reunião: concurso interno de remoção. O diretor de base Ronne Herbert iniciou sua fala entregando camisetas de greve ao Ricardo Marques e a Cristina Discacciati, convidando-os a apoiar os servidores. Herbert explicou aos presentes que, no verso da camisa, consta como um dos motivos da greve deste ano justamente a transparência total no concurso de remoção interno, tendo essa pauta sido aprovada por unanimidade pela categoria no X Congresso do SITRAEMG.

Herbert ressaltou que, sendo o concurso de remoção um dos motivos da greve e sendo essa matéria de competência administrativa do TRT, caberia aos presentes trazerem uma solução para a categoria, diante desse anseio por concursos justos e com regras universais.

Destacou que, no concurso em andamento, o servidor tem a opção de indicar o polo desejado, mas que no concurso de 2009 muitos servidores foram lotados em locais distantes de seus familiares e permanecem aguardando ansiosamente oportunidade de remoção.

Cristina informou que o Ato Regulamentar 17/2007 do Tribunal está passando por reformulações e que sua equipe buscou trazer regras mais claras e com critérios objetivos e razoáveis quando se tratar de remoção a pedido do servidor.

O gerente do Projeto Servidor em Pauta, Ronaldo da Silva, em sua fala, destacou que o concurso de remoção com regras claras e universais é uma reivindicação dos servidores e que este tema impacta na satisfação no ambiente de trabalho e, consequentemente, em sua produtividade.

Os presentes questionaram maiores informações sobre o concurso de remoção já anunciado pelo Tribunal, em outras reuniões, tendo a diretora da DSGP se posicionado no sentido de que, a seleção ocorrerá logo no início do segundo semestre deste ano e que o servidor somente poderá ser removido de fato, quando das nomeações do concurso externo em andamento, previsto para ocorrer no início de 2016.

O concurso de remoção terá validade de 6 meses, prorrogável por igual período.

Herbert encerrou sua fala agradecendo ao Servidor em Pauta, na pessoa do Ronaldo, por criar uma ponte entre os servidores e a Administração do Tribunal. Ronaldo reforçou que a Administração não está fechada para os anseios dos servidores e que o canal de comunicação tem sido construído, cabendo aos servidores participarem. Convidou a todos participarem mais dos fóruns de discussão disponíveis na Intranet\Servidor em Pauta, bem como das reuniões programadas para ocorrer entre o Servidor em Pauta e a Administração.

Magnus encerrou a reunião deixando canal aberto com a Administração para juntos construírem melhores condições de trabalho para os servidores e agradecendo ao DG por ser sensível ao pleito da categoria.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags