Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG se irmana à Fenajufe em “Nota em apoio ao presidente da OAB”

Compartilhe

Conforme previsto no estatuto do SITRAEMG, em seu Capítulo I, Seção I, “Da constituição, base territorial, duração, sede e finalidade”, artigo 2º, uma das finalidades do Sindicato é atuar “em colaboração com as demais entidades da sociedade civil para a defesa de interesses difusos e ampliação dos direitos fundamentais da cidadania e das instituições democráticas”.

Com base nessa premissa, e no fato de que, reconhecidamente, o Brasil passou por um regime ditatorial que durou 21 anos, acumulando no período de 1964 a 1985 inúmeras perdas humanas e prejuízos irreparáveis para o desenvolvimento cultural, social, intelectual, político e econômico do seu povo, este Sindicato, que está sempre ao lado da Fenajufe (entidade que representa nacionalmente os sindicatos da categoria dos servidores do Poder Judiciário Federal) vem a público declarar sua concordância, ipsis litteris, com a “Nota em apoio ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz” publicada pela Federação diante da declaração irresponsável e desrespeitosa do presidente da República, amplamente divulgada esta semana pela imprensa nacional, de que o pai do referido advogado foi morto pelo próprio movimento revolucionário a que pertencia à época dos chamados “Anos de Chumbo”, quando documentos históricos sustentam que o militante político “faleceu de ‘morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964-1985’”.

Ditadura e arbitrariedades? Nunca mais!

A seguir, a íntegra da Nota da Fenajufe:

Nota em apoio ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – FENAJUFE, representante dos servidores públicos do Judiciário Federal e do Ministério Público da União em todo o território nacional, vêm a público demonstrar o seu apoio e solidariedade ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como REPUDIAR a fala do Presidente da República sobre o pai daquele, conforme amplamente noticiado na imprensa.

O representante do Estado brasileiro e do Poder Executivo da União, em tom ameaçador e de deboche, em resposta à atuação democrática e em defesa das prerrogativas advocatícias da Ordem dos Advogados do Brasil, disse publicamente que poderia explicar ao presidente da OAB, Sr. Felipe Santa Cruz, como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar (1964-1985), assinalando que ele não vai querer ouvir a verdade.

Ou seja, o Presidente da República confessou abertamente que sempre soubera da forma e da circunstância com que se cometera um grave crime contra a humanidade, o que por si só seria uma atitude incompatível com o cargo público que ocupa.

É inaceitável que o Sr. Jair Bolsonaro, por estar em função de relevantíssima importância para o Estado Democrático de Direito, não explique a razão da sua própria omissão no dever de noticiar a prática de atos atentatórios aos direitos humanos ou enxovalhe a honra de quem fora assassinado pelo aparelho repressivo estatal.

Dizer, sem qualquer prova, que o Sr. Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da OAB, foi morto por membros do grupo denominado “Ação Popular”, além de não eximir o que foi dito anteriormente por ele, atenta com a verdade dos fatos, pois a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, órgão ligado ao governo federal, atesta que o mesmo faleceu de ‘morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964-1985’.

Sendo assim, esta Federação se solidariza com o Sr. Felipe Santa Cruz, Presidente da OAB, e sua família em memória do falecido Sr. Fernando Santa Cruz Oliveira, além de repudiar veemente as falas recheadas de ódio, ameaças e inverdades do que, atualmente, ocupa o mais importante cargo da República Federativa do Brasil.”

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags