Projetos da recomposição salarial e do adicional de qualificação da categoria foram aprovados na quarta-feira, 26 de novembro
Conforme antecipado na quarta-feira, 26 de novembro, o Sitraemg encaminhou ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (27), solicitando uma audiência para tratar com ele sobre pautas relevantes da categoria. Mais precisamente, a entidade defenderá junto ao chefe do Executivo agilidade na sanção presidencial do PL 4750/2025 e do PL 3084/2025.
Ambos os projetos foram aprovados no Senado Federal, na quarta-feira (26), com presença dos coordenadores do sindicato Eliana Leocádia, Alexandre Magnus e Enilson Fonseca, que permaneceram na Casa durante todo o dia, articulando-se com os senadores na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde as matérias foram aprovadas pela manhã, e no Plenário, onde foram aprovadas no fim da tarde.
No ofício, o sindicato relatou que o PL 4750/2025 reajusta os vencimentos de cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas do Judiciário da União, com previsão de implementação em três parcelas anuais de 8%, em julho/2026, julho/2027 e julho/2028. Já o PL 3084/2025 propõe que o Adicional de Qualificação (AQ) pago aos servidores do PJU seja feito multiplicado pelo Valor De Referência (VR) de 6,5% determinado.
“O Servidores e servidores do Poder Judiciário Federal vêm há muitos anos lutando pela recomposição salarial ante às perdas inflacionárias que corroem os salários, resistindo aos constantes ataques aos direitos historicamente conquistados pela categoria, além da luta contra as pautas que têm como objetivos desvalorizar os servidores públicos e desmontar os serviços públicos que são imprescindíveis ao povo brasileiro”, argumento o Sitraemg.
Leia mais:
Recomposição salarial e AQ são aprovados no Senado e seguem para sanção presidencial
Assessoria de Comunicação
Sitraemg


