Depois da reunião com a administração do TRE-MG (03/10), foi a vez do Sitraemg reivindicar ao TRT3 a melhoria no atendimento do plano de saúde oferecido para os servidores no Norte de Minas.
Na reunião com a administração do tribunal trabalhista, realizada na segunda-feira, dia 7 de outubro, o Sitraemg foi representado pelos coordenadores David Landau e Alessandra Matias Barbosa.
Pelo lado do TRT3 participaram a Secretária de Saúde Fabiana de Oliveira Vasconcelos e os assessores Adriano Alves, Rodner Almeida e Jeane Câmara.
Alessandra Matias explicou que a agenda de reunião com o departamento de saúde dos tribunais foi definida após a realização do projeto “Pé na Estrada” na região.
“Com a escuta dos servidores, ficou ainda mais claro como é injusto o que está acontecendo no Norte de Minas. O descredenciamento de profissionais do plano de saúde oferecido atualmente, na região, tem se dado numa velocidade tão absurda que os servidores nem conseguem acompanhar”, relatou.
Avanços
Os dois coordenadores avaliaram como positiva a reunião. A secretária de Saúde do TRT3 acatou o relato do sindicato e se comprometeu a abrir canais para o atendimento direto aos servidores com dificuldade de atendimento pelo plano de saúde.
“O nosso primeiro desafio é assegurar que o serviço contratado seja entregue. A gente conhece o problema que os servidores enfrentam, mas o trabalho conjunto, com o sindicato, permitirá conhecer soluções melhores”, disse Fabiana de Oliveira Vasconcelos ao final da reunião.
A secretária concordou em analisar, junto com o sindicato, alternativas para garantir que o plano de saúde contratado pelo TRT preste um serviço de qualidade, também nessa região do estado. Ela garantiu, ainda, que será realizada a escuta direta dos servidores do Norte de Minas através da equipe multidisciplinar que integra o Programa Saúde em Movimento, desenvolvido pelo Tribunal.
Os servidores com problema no atendimento em saúde no Norte de Minas devem enviar o relato do problema pelos e-mails planodesaude@trt3.jus.br ou posto.trt@unimedbh.com.br.
Alessandra Matias Barbosa considera “muito importante que os servidores utilizem os canais disponíveis para o relato das dificuldades para que o Tribunal tome as devidas providências”.
Outros pontos da saúde
O coordenador David Landau relatou, na reunião, as denúncias de assédio moral e de sobrecarga de trabalho como “questões estruturais e adoecedoras”, que necessitam atenção especial dos gestores do TRT.
“Esta questão foi informada à presidência do TRT3 e, aqui, nesta reunião, aproveitamos a oportunidade para reforçar o relato, pois é preciso levar a realidade do serviço para quem está na administração do Tribunal”, reforçou Landau.
Leia mais
Sitraemg pedirá cobertura de saúde para servidores do Norte de Minas do TRT3 e do TRE-MG
Assessoria de Comunicação
Sitraemg