O Sitraemg fortaleceu, nos últimos anos, o Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) para oferecer aos filiadas e filiados mais cuidado e acolhimento. O departamento está mais estruturado e conta com dois psicólogos especializados, preparados para acolher quem enfrenta nos tribunais situações de assédio ou problemas de saúde mental, cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho.
O combate ao assédio moral no Sitraemg foi reforçado, com ações que vão da prevenção à intervenção direta. Foram realizadas dezenas de palestras e rodas de conversa em diferentes órgãos e cidades, além da presença ativa em comitês e encontros que discutem a saúde do servidor.
Na intervenção, o DSTCAM acompanhou diversos casos coletivos e individuais, participou de reuniões com corregedorias e ouvidorias e esteve presente em comarcas do interior para mediar conflitos e apoiar servidores.
No acolhimento, já são mais de 400 sessões de atendimento psicológico, inclusive com ações em cidades onde havia casos de extrema gravidade e atendimentos coletivos que beneficiaram servidores de várias regiões de Minas.
O DSTCAM foi estruturado para atuar em três níveis e os resultados já são visíveis:
- Prevenção – dezenas de palestras e rodas de conversa em órgãos e cidades mineiras
- Intervenção – atuação em diversos casos coletivos e individuais de assédio moral
- Acolhimento – mais de 400 sessões de atendimento psicológico
Assessoria de Comunicação
Sitraemg