Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG recolhe pilhas e baterias usadas

Compartilhe

Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente, o SITRAEMG está coletando pilhas e baterias (inclusive de aparelhos de celulares) para destinação conforme orientam as instituições ambientalistas. Os materiais devem ser entregues na sede do Sindicato (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado, BH) ou às funcionárias que atendem aos filiados nos tribunais.

Na composição de pilhas e baterias estão contidas substâncias químicas perigosas, como cádmio, chumbo, mercúrio, lítio, zinco, manganês, cobalto e seus compostos. E o descarte inadequado, depois de usadas, pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente, uma vez que seus componentes, ao serem liberados, contaminam o solo e os recursos hídricos e são incorporados pelos seres vivos.

As informações e a advertência estão no texto da justificação ao projeto de lei 714/07, que tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O projeto, de autoria do senador Gerson Camata, determina que os próprios estabelecimentos que comercializem pilhas e baterias as recebam de volta depois de usadas pelos consumidores e, posteriormente, encaminhem aos fabricantes ou importadores, para que estes providenciem o descarte adequado.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags