SITRAEMG recebe pedido de apoio para aprovação da PEC 270/08

Compartilhe

O SITRAEMG recebeu hoje um e-mail solicitando apoio para a aprovação da PEC 270/08, que devolve aos servidores públicos aposentados por invalidez a paridade e a integralidade em seus proventos. O e-mail, direcionado ao presidente do Sindicato, Alexandre Brandi, veio de um auditor-fiscal aposentado, da cidade de Avaré, no interior de São Paulo.

Reproduzimos abaixo a mensagem recebida, que só confirma o que a mobilização conduzida pelo SITRAEMG, em conjunto com outros sindicatos de servidores públicos em Minas Gerais [leia aqui a respeito da última reunião da comissão, que contou com o deputado federal Miguel Martini], tem mostrado: servidores de todo o país estão engajados para corrigir esta injustiça, trazida pela Emenda Constitucional 41/2003, que relegou a sérias dificuldades financeiras pessoas que, em alguns casos, sequer têm condições de pagar por seus caros tratamentos de saúde.

“Avaré/SP, 24 de agosto de 2010.

Ao
Senhor Presidente do SITRAEMG

Prezado colega Alexandre Brandi Harry

Solicito a sua gentileza no sentido de dar a maior divulgação possível pelos diversos canais de contato do SITRAEMG com os seus filiados, informando-os da existência de um grupo formado por servidores aposentados por invalidez que luta pela aprovação da PEC 270/2008. Estes servidores são vinculados a todas as instâncias de governo (federal, estadual, distrital e municipal) e de todos os poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), além dos servidores das fundações e autarquias pertencentes a estes entes públicos.

Este Grupo, no qual me incluo (sou auditor-fiscal aposentado por invalidez desde julho/2006), é formado por servidores públicos aposentados por invalidez após o advento da Emenda Constitucional 41/2003 que, em razão dela, perderam a integralidade e a paridade.

Em decorrência da perda da integralidade e da paridade estes servidores tiveram seus proventos de aposentadoria severamente achatados e hoje enfrentam sérias dificuldades financeiras para sobreviver, muitos não tendo condições sequer de pagar pelos seus custosos tratamentos de saúde. Veja o meu caso: após, apenas, quatro anos de aposentadoria os meus proventos correspondem hoje a 52% do valor do subsídio a que eu teria direito com integralidade e paridade, considerando que contribui por 25 anos para a previdência. Pior, o prognóstico é sombrio se algo não for feito urgentemente.

A PEC 270/2008, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ), vem resgatar um direito histórico dos servidores públicos aposentados por invalidez, proventos integrais com paridade, e retirado pela EC 41/2003, é a correção de um erro monumental, fazendo assim justiça com aqueles que, no momento em que mais necessitam de recursos financeiros para tratar de suas graves enfermidades, tiveram seus rendimentos solapados.

A injustiça cometida com estes servidores, nos quais me incluo, perpetrada pela EC 41/2003, não foi sanada pela EC 47/2005, que tinha o fim precípuo de corrigir erros, distorções e injustiças contidas naquela Emenda Constitucional. Ficamos de fora, fomos esquecidos.

A PEC foi aprovada em novembro do ano passado por unanimidade pela Comissão Especial formada para apreciá-la e hoje se encontra pronta para ir à votação no plenário da Câmara Federal, dependendo apenas de sua inclusão na ordem do dia.

Atualmente nosso grupo está em campanha a pleno vapor pedindo o apoio de todos os deputados e deputadas para que a PEC seja votada, por se tratar de medida de justiça, que não é polêmica, tem baixo custo orçamentário, é suprapartidária e tem o apoio de políticos de todas as regiões do País. Já são mais de 240 requerimentos, individuais e coletivos, apresentados à mesa da Câmara pelos parlamentares para que a proposta seja incluída na ordem do dia e a pressão tem se intensificado.

É neste momento crucial que precisamos do vigoroso apoio de todos/as os/as colegas que se encontram nesta situação desesperadora, humilhante e injusta para vermos votada e aprovada o mais breve esta PEC. Precisamos também do importante e decisivo apoio de entidades sindicais e associações, tais como o SITRAEMG, para vencermos o quanto antes esta luta, pois tempo é um artigo de luxo para nós servidores aposentados em consequência de graves problemas de saúde.

Para aqueles que quiserem acompanhar e participar desta luta basta acessar o seguinte endereço na internet e se inscrever: http://groups.google.com.br/group/PEC_270_2008 , além do nosso site que esclarece tudo sobre o movimento: http://queroaprovacaodapec270.net/ .

Com minhas cordiais saudações e certo de sua atenção, subscrevo-me.

Abilio Araujo Moreira
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Aposentado por invalidez”

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags