Na tarde desta quinta-feira, 29, a coordenadora executiva do SITRAEMG Débora Melo Mansur deu as boas-vindas a mais uma turma de novos servidores da Justiça do Trabalho em Minas Gerais. Para tal, a sindicalista estava acompanhada dos funcionários Cássia Maria Delgado e Leopoldo Lages, do Sindicato.
O grupo de 17 servidores (sendo que três serão encaminhados para o interior) pode conhecer mais sobre o SITRAEMG e da importância de participar do Sindicato, pois, como alertou Débora, “se os servidores não ocuparem o Sindicato, isso será feito por aqueles que não têm interesse na categoria, mas sim em utilizar a máquina para proveito próprio”.
Os servidores novatos interagiram bastante com os representantes do Sindicato. Perguntaram, principalmente, sobre organização sindical e a carreira. Nesse sentido, Débora Mansur explicou sobre o PL 319/2007 (transforma as carreiras do Judiciário Federal em “Carreiras Típicas de Estado” e regulamenta vários dispositivos ainda do PL 11.416/06, que instituiu o PCS-III), a PEC 190/2007 (Estatuto do Servidor do Judiciário – define um mesmo regime jurídico e um Plano de Carreira único para todos os servidores do Judiciário) e o histórico dos PCSs anteriores, inclusive a transformação do último (PL 6613/2009), de plano de carreira para reajuste salarial.
Finalizando a visita, a coordenadora do SITRAEMG, que também é responsável pela coordenação de Saúde e Relações de Trabalho, e os funcionários da entidade expuseram aos novos servidores do TRT-3 os benefícios oferecidos pelo Sindicato, incluindo os cursos e os convênios, cujo maior destaque é o plano de saúde Unimed, que possibilita a inclusão de dependentes além do companheiro ou cônjuge.