Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg realiza sua primeira reunião com atual presidente do TRE-MG

No encontro, sindicato foi informado de que o edital do concurso de remoção deve sair até março de 2025. Entidade reforçou o pedido de ampliação do trabalho híbrido para os servidores da Justiça Eleitoral
Compartilhe

Remoção, trabalho híbrido, biometria e requisitados. Esses foram os temas tratados na primeira reunião do Sitraemg com o atual presidente do TRE-MG, desembargador, Ramon Tácio de Oliveira, realizada na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro.

Pelo Tribunal, também participaram o diretora-geral, Maria Sandra Cordeiro Azevedo Freire, e o secretário de Gestão de Pessoas, Antônio Faria Neto. O sindicato foi representado pelos coordenadores Fernando Neves, Sebastião Edmar e Alessandra Barbosa, além da conselheira fiscal Tâmisa Gonçalves e dos filiados de cartórios do interior Fernando Antônio Rodrigues (Nova Ponte), Carla Oliveira Cassaro (Além Paraíba), Roberto Barreto (Tupaciguara) e Tiago Henrique Esteves (Carandaí). Também estiveram presentes as advogadas Letícia Kaufmann e Débora Oliveira.

Da esquerda para a direita: advogada Débora Oliveira, da assessoria jurídica do Sitraemg; coordenador do sindicato Sebastião Edmar; filiado Fernando Antônio Rodrigues; advogada Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica do sindicato; diretor de Gestão de Pessoas do TRE-MG, Antônio Faria Neto; diretora-geral do TRE-MG, Sandra Cordeiro; presidente do TRE-MG, desembargador Ramon Tácio Oliveira; filiado Thiago Henrique; conselheira fiscal Tâmisa Gonçalves; coordenadores do sindicato Fernando Neves e Alessandra Barbosa; e o filiado Roberto Barreto

Remoção

Os representantes do sindicato argumentaram que essa é uma das principais reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral já há algum tempo. Muitos deles querem mudar de lotação, mas não aparece a oportunidade, pois já faz um bom tempo que o Tribunal não realiza concurso de remoção.

A diretora-geral disse que havia intenção do Órgão em promover a remoção. Porém, aguardava o desfecho do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral (CPNUJE), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ocorre que as provas do certame, marcadas inicialmente para julho deste ano, foram realizadas no último domingo, 8 de dezembro. O adiamento das provas provocou também o recálculo do prazo para a nomeação dos aprovados, novamente marcada para julho de 2025, um mês depois da divulgação do resultado final das provas, prevista para junho.

Com isso, segundo ela, o Regional mineiro já trabalha no sentido da definição das diretrizes a serem estabelecidas para o concurso de remoção, devendo publicar o edital em fevereiro ou, no máximo, em março. A expectativa é de que as remoções ocorram simultaneamente às nomeações.

Teletrabalho, trabalho híbrido e biometria

Com relação às novas modalidades de trabalho implantadas no TRE-MG, os servidores levaram à consideração da Administração o sucesso obtido durante as eleições municipais de 2024. Elas ocorreram sem contratempos, podendo ser constatado que houve aumento de produtividade do trabalho, com melhoria da qualidade de vida dos servidores.

Nesse sentido, o servidor Tiago Henrique citou um exemplo concreto ocorrido no cartório eleitoral do qual é titular. Uma colega servidora pôde desempenhar suas atividades com mais eficiência e tranquilidade, conciliando sua tarefa de ser mãe com o trabalho cartorário, que frequentemente requer concentração e nem sempre isso é possível quando há interrupções no atendimento ao público externo.

Sendo assim, os coordenadores do Sitraemg reiteraram o apelo pela manutenção e possível ampliação dessas mobilidades, acentuando que as questões pontuais desconformes devem ser tratadas na sua excepcionalidade, não penalizando o enorme benefício trazido para um número significativo de servidores.

O próprio presidente do TRE-MG ponderou que sua gestão prima pelo bem-estar dos servidores. “Servidor feliz produz muito mais”, asseverou o desembargador.

Falando em nome dos colegas presentes, o coordenador-geral do sindicato Fernando Neves, lembrando da preocupação do Tribunal em aumentar o percentual de registros da biometria no estado, sugeriu ao presidente que seja feito um trabalho conjunto com o sindicato e outras entidades municipais no sentido de sensibilizar os eleitores a efetivarem o cadastro biométrico. “A biometria, nesse ano de 2025, deve ser encarada como um compromisso do servidor em contrapartida pela flexibilidade oferecida pela Administração com as novas modalidades de trabalho. Vamos usar da criatividade para vencer esse desafio”, propôs Neves.

Reconhecimento mútuo

No início da reunião, o magistrado ressaltou a importância dos servidores e o empenho demonstrados por todos no processo eleitoral deste ano. E o filiado do Sitraemg Fernando Antônio elogiou a administração do Tribunal em sua comunicação com os servidores durante todo o período, facilitando o trabalho em todas as zonas eleitorais. Destacou também a decisão da Diretoria-Geral de apostar nos servidores e manter teletrabalho e o trabalho híbrido em plenas eleições. “Que bom que funcionou”, comemorou a diretora-geral, Sandra Cordeiro.

Reunião preparatória

Reunião preparatória, na sede do sindicato

Na parte da manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, Fernando Neves realizou uma reunião na sede do sindicato com os colegas do interior que vieram para a reunião com o presidente do TRE-MG, e as advogadas Letícia Kaufmann e Débora Oliveira.

No encontro eles discutiram estratégias para o diálogo com o presidente e a diretora-geral do Tribunal.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags