SITRAEMG realiza roda de conversa sobre o câncer de mama

Compartilhe

Na noite dessa quinta-feira, 18/10, o SITRAEMG, por meio do seu Núcleo de Mulheres, realizou uma roda de conversa sobre o câncer de mama, na sede do Sindicato. Representando a entidade, estiveram presentes na ocasião o coordenador geral Célio Izidoro, os coordenadores executivos Elimara Gaia, Hélio Ferreira Diogo e Adriana Mesquita. O evento contou com a participação da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos, que é médica mastologista da Santa Casa e do IPSEMG, e mestre em Ciências da Saúde.

Annamaria Massahud destacou em sua palestra que as mulheres, a partir dos 40 anos, têm maior chance de desenvolver o câncer de mama. “Alguns fatores de risco não são possíveis de mudar como a idade, menstruar cedo, menopausa tardia, história familiar e não amentar, mas podemos diminuir a chance de ter a doença com medidas que depende da pessoa, evitando: a obesidade e sobrepeso, alimentação irregular, má qualidade de vida e bebida alcoólica. É fundamental prevenir cuidando da saúde. Fazer caminhada de 30 minutos, todos os dias, reduz a chance de ter a doença em 20%”, ressaltou.

IMG_3788

A mastologista alertou também que é preciso se observar e se tocar para perceber os sinais da doença como: caroço (nódulo) no seio, alteração no contorno da mama, alteração da pele, perda de sangue pelo mamilo e nódulo duro na axila. No caso do surgimento desses sinais, é indicado marcar uma consulta com mastologista o quanto antes.

A servidora aposentada da Justiça Federal Maria do Carmo Catalano já abraçava a prevenção ao câncer de mama desde 2001, através do projeto Mamaamiga. Em 2010, descobriu que estava com a doença e hoje está curada. “O susto foi grande, mas sempre tive o pensamento positivo. Isso me ajudou muito a vencer a doença”, disse. Atualmente, Maria do Carmo faz parte do Grupo Pérolas de Minas, criado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama, apoiando e conscientizando sobre a prevenção, e do projeto de luta contra a doença do Hospital Alberto Cavalcanti.

IMG_3889

IMG_3872

Cuide-se e previna-se contra o câncer de mama fazendo o autoexame mensalmente. Veja as instruções da ASPRECAM (Associação de Prevenção do Câncer da Mulher) e da Campanha Mamaamiga por meio deste link.

No encontro, a coordenadora Adriana Mesquita, realizou o sorteio de seis mamografias e do livro “Mochila de perguntas – Informações sobre o câncer ao alcance dos pequenos e dos grandes”, da Raquel Simplício Netto Bittencourt, para as servidoras.

Para a coordenadora Elimara Gaia, o evento foi essencial para passar as orientações sobre o câncer de mama e ressaltar a importância da prevenção. “Essa foi a primeira iniciativa do Núcleo de Mulheres do PJU em Minas, e teremos diversas outras oportunidades para discutirmos assuntos relacionados as mulheres”, destacou.

IMG_3897

O evento contou também com a apresentação do Coral do SITRAEMG “Acordos e Acordes”, que fez uma homenagem para as mulheres presentes com a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

IMG_3950

IMG_3920

IMG_3765

WhatsApp Image 2018-10-19 at 15.57.22

Confira o vídeo da Roda de Conversa na íntegra através deste link.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags