Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG promoverá debate sobre “Corrupção e Cidadania” em breve

Compartilhe

Um texto que circula na Internet (veja AQUI), assinado pelo diretor cinematográfico José Padilha em sua coluna no O Globo, chamou a atenção do SITRAEMG para necessidade de colocar o tema “corrupção” em debate. Afinal, é preciso fiscalizar, denunciar e reprimir, mas também é necessário prezar pelos direitos e garantias individuais.

Diante disso, e da situação de incertezas em que se encontra o Brasil atualmente, decorrente do mar de lama em que mergulharam governantes e legisladores eleitos para gerir o Estado ou representar dignamente o povo brasileiro, e da postura vacilante das autoridades do Judiciário e do Ministério Público que decidem a respeito desses desmandos e locupletação com o erário, o SITRAEMG se propõe a promover, em breve, um seminário sobre o tema “Corrupção e cidadania”.

O objetivo é abrir espaço para uma análise sobre o ser humano como ser político, social e inserido em universo em que também devem ser considerados o meio ambiente, a soberania e a necessidade de integração dos povos e entre os povos. Visa, por consequência, despertar nos participantes o interesse para o pleno exercício da cidadania. Pretende-se, igualmente, criar um espaço para maior participação  da sociedade civil junto às autoridades responsáveis pela apuracão dos crimes de corrupção e improbidade administrativa (fiscalizado, noticiando crimes e cobrando respeito aos direitos individuais e coletivos).

Segundo o coordenador geral do SITREMG, Alan da Costa Macedo, as recentes reformas previdenciárias e trabalhistas também podem ser fruto de “desvios de finalidade” como aqueles observados na época do “Mensalão”. Delações da Odebrecht dão conta de financiamentos de campanha em troca de edição de Medidas Provisórias (MPs) que beneficiam determinados grupos. “O povo amarga grandes retrocessos sociais em função da corrupção.  É  preciso abrir os olhos para o centro dos maiores problemas sociais que vivenciamos”, afirmou o diretor. 

Para que isso se torne possível, o Sindicato buscará, para esse seminário, palestrantes renomados e descolados desse ambiente maniqueísta em que se procura fomentar a disputa entre os considerados “muito bons” e os considerados “muito maus” para esconder “a verdade” que deve ser sempre buscada para que se consiga uma convivência harmônica equilibrada de um povo e entre os povos.

E para que o seminário dê acesso ao maior número de participantes, buscará, também, a parceria e apoio de outras entidades para realização do evento.

Aguarde novas informações.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags