O SITRAEMG é patrocinador e esteve presente ontem, 22 de maio, através das coordenadoras-gerais Lúcia Maria Bernardes e Adriana Corrêa Valentino, no “lanche saudável”, organizado por servidores do TRE-MG que compõe a Comissão “Q Vida Minas”. O “lanche saudável” está sendo oferecido aos servidores dos cartórios do interior que participam do “Curso Presencial de Sistemas Eleitorais/Cand/Candex”. O “lanche saudável” teve início em 15 de maio e está sendo realizado todas as terças e quintas-feiras no auditório do prédio anexo do TRE, no 3º andar, sempre às 18h e vai até o dia 12 de junho.
Servidores tem aprovado a parceria entre o SITRAEMG e Tribunal. “O lanche saudável tem trazido momentos de descontração. Quanto ao curso, é o momento de tirarmos nossas dúvidas, uma vez que o período eleitoral gera certa ansiedade”, disse Letícia Bueno de Toledo, chefe de cartório na cidade de Extrema-MG. Dividindo a mesma opinião, Flamarion de Freitas, chefe de cartório da cidade de Rio Pardo de Minas, disse que o curso bem como o lanche está sendo excelente. “O curso está sendo aberto ao diálogo, com isso, espero sanar todas as dúvidas como, por exemplo, a Lei da Ficha Limpa e o percentual (30%) obrigatório de candidatas mulheres, no caso das eleições para vereadores”, disse o servidor.
PCS e Congresso do SITRAEMG
Após o lanche, a coordenadora sindical Lúcia Bernardes se dirigiu aos servidores parabenizando-os pela execução da difícil tarefa nas cidades do interior. Em seguida, Lúcia falou sobre a necessidade de união dos servidores em defesa da aprovação do PL 6613/09, o PCS. Ela pediu o engajamento dos colegas nas atividades de mobilização citando a próxima atividade que será realizada em Belo Horizonte, no próximo dia 30 (paralisação de duas horas com ato público), e fez referência à Reunião Ampliada da Fenajufe que acontecerá no próximo sábado (26), em Brasília, onde serão discutidas ações pelo PCS. Lúcia mencionou, ainda, o encontro que teve com a ministra Cármem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 14, na Capital Federal, oportunidade em que a ministra defendeu a necessidade de reajustar os salários dos servidores do Poder Judiciário (veja aqui).
Na sequencia, Bernardes convidou os filiados presentes a participarem do IX Congresso Ordinário do SITRAEMG que acontecerá no período de 15 a 17 de Junho, no Hotel Canto da Siriema, em Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte (mais informações aqui), salientando as importantes discussões que lá acontecerão.
Oficina de relacionamento e desenvolvimento de equipes
Ao término da explanação de Lúcia Bernardes, os servidores participaram de uma oficina de relacionamento e desenvolvimento de equipes, ministrada pela psicóloga Daniela Scarpa, que contou, ainda, com a apresentação de uma versão compacta do filme argentino “O homem ao lado”, que, em seguida, foi comentado.