O SITRAEMG, representado pelos coordenadores executivos Débora Melo Mansur (BH), Carlos Humberto Rodrigues (Uberlândia) e Fernando Guetti (Araguari); pelos diretores de base Gabriel Viveiros Barbosa (Leopoldina) e Patrícia Souto Rosa Costa (Araguari), além dos funcionários da entidade Generosa Gonçalves e Erinei Lima, participa do 18º Curso Anual do NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação. O curso, que acontece no Rio de Janeiro, teve início na última quarta-feira, 21, e vai até o domingo, 25. “Os trabalhadores e a comunicação na América Latina” é o tema do encontro, e atraiu representantes de todas as regiões do país.
Dentro do tema, várias palestras, exposições, oficinas, filmes e apresentação musical com a presença da banda de Rap, “Bonde da Cultura e Repper Fiel”, estão sendo oferecidas aos participantes, que têm feito importantes intervenções durante os debates. Entre as apresentações destacam-se: Mídia: teoria e prática na América Latina; A mídia e a criminalização da pobreza; A pesquisa sobre história social do trabalho no Brasil; Comunicação sindical hoje; Indústria Cultural: rádio, programas policiais, internet e novelas; Mulher na mídia e homofobia; Grandes corporações de comunicação nas Américas, Desafios da esquerda na América Latina hoje; Internet: blogs e twitter; A mídia e o debate sobre a ditadura de 64; Marco Regulatório e o Conselho Nacional de Comunicação; e TV no Brasil: o conceito de pública, privada e estatal.
O evento, muito rico em informações, dá a oportunidade de os participantes trocarem experiências, além de possibilitar grande aprendizado sobre as diferentes e inúmeras formas de comunicação dos trabalhadores na América Latina.