SITRAEMG presente na solenidade da JF: instalação de Turma Recursal e inauguração da Central de Conciliação

Compartilhe

O SITRAEMG, representado pela coordenadora geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas, prestigiou ontem, 23, a solenidade de inauguração da Central de Conciliação da Seção Judiciária de Minas Gerais e instalação da 4ª Turma Recursal. O evento, presidido pelo presidente do TRF-1, desembargador federal Mário César Ribeiro, contou com a presença de muitos servidores, conciliadores e várias autoridades, entre elas os desembargadores federais Neuza Alves, coordenadora dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 1ª Região; Reynaldo Fonseca, coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (Sistcon); Assusete Dumont Reis Magalhães, ministra do STJ; e Arnaldo Esteves Lima, corregedor-geral da Justiça Federal. A solenidade foi realizada no hall do Edifício Euclydes Reis Aguiar, no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. (veja mais fotos ao término desta matéria).

A sede da Central de Conciliação funcionará na Rua Santos Barreto, ao lado do prédio Oscar Dias Corrêa, e continuará contando com três servidores, cinco estagiários e 13 conciliadores. Segundo informações da conciliadora Ieda Alves de Melo, o novo local trará mais agilidade. “A Central funcionava no mesmo local onde são realizadas as audiências, e, às vezes era preciso aguardar o término dessas, para, só depois darmos início ao trabalho de conciliação”, destacou.

Vicente Chaves da Cruz e Ana Carolina Ramos Jorge, supervisores da Central de Conciliação, falaram que estão muito felizes com o novo espaço que agora abriga a Central. “A conciliação é o melhor caminho e uma boa forma de desafogar os processos da Justiça. E agora, com um espaço específico para ela, com certeza os trabalhos ganharão mais agilidade”, disse Chaves. “O espaço é adaptado conforme as técnicas de conciliação. O ambiente é maior, aumentando assim, a capacidade de fazer a conciliação e disseminar essa cultura”, apontou a supervisora Ana Carolina.

Neuza Alves, desembargadora federal do TRF-1, felicitou a novidade. “Ganhamos todos nós. Ganhamos maior visibilidade das nossas funções, garantindo o acesso do cidadão à justiça”, disse a desembargadora a respeito do novo espaço. “A principal palavra do Juizado Federal é o ‘acesso`, e a justiça boa, é a justiça rápida, onde as partes não precisam esperar tanto tempo”, frisou Alves, destacando que resolver os conflitos por meio da conciliação e com menos burocracia é o caminho certo para que o cidadão perceba que não precisa ter medo da justiça.

A coordenadora sindical Lúcia Maria Bernardes parabeniza o Tribunal pela instalação da 4ª Turma, bem como pela inauguração da Central de Conciliação. “Isso é um grande feito para Minas que, com certeza trará celeridade nos processos da justiça. Toda a população mineira ganha com isso.”

Turma Recursal

De acordo com a Portaria PRESI/CENAG 46 de 17 de Abril de 2013, a 4ª Turma Recursal é competente para processar e julgar os recursos interpostos nos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária de Minas Gerais e de suas subseções judiciárias.

Homenagem

Vicente Chaves da Cruz, servidor da Casa, na função de supervisor da Central de Conciliação, foi homenageado no evento e agraciado com a Medalha Justiça Século XXI, concedida pela Justiça Federal de 1º Grau em Minas Gerais.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags