O Comitê Gestor de Saúde do TRE, criado pela Resolução CNJ 207/2015, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário, realizou, no último dia 5 de março, sua primeira reunião em 2018.
Participaram servidores da SAMEO, SEDOP, o diretor geral, Adriano Denardi Júnior, e, representando o SITRAEMG, o psicólogo Arthur Lobato, coordenador técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sindicato.
Na oportunidade, foram apresentados os dados sobre absenteísmo (ausência do trabalho por motivo de licença saúde) e feita uma análise estatística das modalidades de sofrimento mental dos casos relatados ao núcleo de saúde do TRE-MG.
Conforme relato do psicólogo do SITRAEMG, o comitê, a partir desses dados, pretende focar ações preventivas sobre a importância da saúde mental e emocional no ambiente de trabalho. Para isso, já está sendo realizado o projeto “co-gestor”, que busca sensibilizar os gestores sobre esse tema e seus impactos no ambiente de trabalho.
Segundo o psicólogo Arthur Lobato, o aumento dos casos de transtornos mentais se deve às mudanças ocorridas no mundo do trabalho na virada do século XX, e a forma como o trabalho está sendo gerido, sempre em busca de mais produtividade sem levar em conta os limites humanos.
Em breve, será divulgado na intranet do TRE-MG um link para informação e divulgação de ações em prol da saúde do servidor.