Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG presente em mais uma manifestação em defesa do emprego de trabalhadores da mineração em Congonhas

Compartilhe

A coordenadora Vilma Oliveira Lourenço representou o SITRAEMG em mais uma manifestação, em Congonhas (MG), em defesa do emprego dos trabalhadores da CSN Mineração (CSN/Namisa). Em ato no Poliesportivo Monteirão, caminhada posteriormente até a Câmara Municipal e audiência pública neste último local, os trabalhadores manifestaram os protestos contra as demissões em curso e as 950 já anunciadas pela empresa instalada no município.

Manifestação Congonhas 2
Trabalhadores caminham rumo à Câmara de Vereadores de Congonhas, para a audiência pública

Ao longo das atividades de manifestação, os participantes revezaram-se ao microfone, condenando a empresa por, mais uma vez, cortar “na carne” dos trabalhadores sob o falso discurso de redução do faturamento, quando se sabe que a CSN acumula R$ 25 bilhões de lucro líquido, batendo recordes e recordes de exploração de minério. Os trabalhadores também conclamaram as entidades sindicais da categoria de todos os estados a se unirem, em âmbito nacional em defesa do emprego e contra o discurso dos donos das mineradoras que só visam lucro.

Manfestação Congonhas 1
A coordenadora do SITRAEMG Vilma Lourenço (centro) com colegas trabalhadores de Congonhas durante as manifestações

Segundo a CSP-Conlutas, o último dado econômico CSN/Namisa, de novembro de 2015, aponta lucro de 39%. Por isso, a central sindical salienta que a CSN não tem motivos para demitir.  “Desde a privatização da CSN, a empresa tem lucrado absurdamente com o aumento da receita e da produção. Quem paga são os trabalhadores com a redução de salários, demissões e retirada de direitos”, alerta o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas e dirigente do Metabase Inconfidentes, Rafael Ávila, o Duda.

Ainda de acordo com informações da CSP Conlutas, em convite divulgado nas redes sociais, é denunciada por trabalhadores a exploração cotidiana de riqueza mineral do município, o assédio e precarização dentro da mina, a degradação ambiental, os passivos sociais e risco iminente gerado por sua barragem.

O objetivo da participação da coordenadora Vilma Oliveira Lourenço na manifestação em Congonhas foi levar o apoio do Sindicato aos trabalhadores ameaçados de demissão. Estar ao lado de todas as demais categorias de trabalhadores, sejam elas da iniciativa pública ou privada, é um dos propósitos da atual diretoria do SITRAEMG.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags