O Sitraemg solicitou reunião com a presidente do TRT3, Denise Alves Horta, para discutir a obrigatoriedade do preenchimento de formulário pelos Oficiais de Justiça do interior (Proad).
O preenchimento do formulário, ressalta a coordenadora do Sindicato Elimara Gaia, além de ineficaz no desafio de gerir a atuação do segmento no Estado, cria uma demanda a mais para os oficiais de justiça do interior que já estão em situação crítica.
“Também não está clara a intenção da administração do TRT-3 com esses dados. Há o risco de que as respostas desses servidores sejam usadas para justificar a remoção arbitrária de pessoal de algumas seções. Tudo isso num contexto obscuro, em que o TRT-3 não cumpre nem o mínimo da lotação paradigma prevista pela Resolução 234 e nem 304/2023”, destaca Elimara Gaia.
A coordenadora também aponta falta de transparência nos cálculos que vêm sendo usada pela Diretoria de Gestão de Pessoas para justificar o atual quantitativo de oficiais de Justiça em Minas Gerais.
“Não deram transparência à fórmula que usaram para chegar ao numero rebaixado de oficiais de justiça que afirmam ser o ideal para Minas Gerais”, afirma a coordenadora.
Leia o Ofício que solicita reunião
Preenchimento dos cargos é urgente
Em março deste ano, o Sitraemg solicitou que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizasse o TRT3 a nomear servidores (as) para o preenchimento dos cargos vagos. O Sitraemg argumentou que há uma sobrecarga e um acúmulo de trabalho muito grandes na Justiça do Trabalho da Terceira Região e que há um concurso público em vigor e muitos cargos vagos a serem preenchidos, à espera de nomeações.
Mostrou, também, que, enquanto se posiciona entre os TRTs com maior número de processos em movimentação, o TRT3 se apresenta entre os detentores dos menores quantitativos de servidores.
Como parte da mobilização, no dia 16 de maio, o Sitraemg solicitou audiência com o ministro Lélio Bentes Corrêa, presidente do CSJT para reforçar a importância da distribuição de autorizações para provimento de cargos para a Justiça do Trabalho.
Leia mais
TRT-3 frustra expectativa de cumprimento da lotação paradigma
Sitraemg reivindica audiência com o presidente do CSJT
Assessoria de Comunicação
Sitraemg