Sitraemg pede que TRE-MG reconsidere o número de servidores em cartórios durante recesso forense

Compartilhe

O Sitraemg solicitou que o TRE-MG reconsidere a decisão de manter apenas um servidor no plantão do recesso forense em alguns cartórios eleitorais.

Por meio da portaria nº 434/2021, o Tribunal estabeleceu que, no recesso forense, os cartórios eleitorais que tenham até 5 servidores funcionem com apenas 1 servidor.

A portaria define que os cartórios que tenham de 6 a 10 servidores deverão funcionar com 2 servidores, e os cartórios com mais de 10 servidores, com 3.

Para o sindicato, essa decisão do Tribunal desconsidera a situação de parte dos cartórios eleitorais, especialmente daqueles que ficam em locais pouco seguros e isolados.

Assinado pelo coordenador-geral do Sitraemg, Lourivaldo Antônio Duarte, o documento do sindicato pede que o TRE-MG autorize os chefes de cartório a convocarem mais de um servidor para realizar o plantão.

Em sua argumentação, o sindicato defende que tal medida é necessária para manter a segurança e a tranquilidade dos servidores durante o recesso.

Casos de agressões
No documento, o Sitraemg exemplifica a situação vivida pelos servidores de dois cartórios eleitorais.

O primeiro exemplo é o do cartório da 340ª Zona Eleitoral de Nova Ponte (MG), que fica numa região afastada da cidade. Neste cartório, o efetivo de profissionais é composto majoritariamente por servidoras mulheres, o que aumenta o receio por permanecerem sozinhas durante o atendimento ao público.

O outro exemplo trazido é o do cartório da 142ª Zona Eleitoral de Iturama (MG) que fica numa região pouco movimentada da cidade. Segundo o documento do sindicato, a região é frequentemente alvo de assaltos e tiroteios. Além disso, meses atrás, o cartório “foi alvo de ataques de um eleitor que, descontente com o fechamento da porta em razão da pandemia, chutou violentamente a entrada do local, gerando medo, apreensão e tensão entre os servidores que ali estavam”.

Portaria do TRE-MG
A portaria nº 434/2021 regulamenta o funcionamento dos cartórios eleitorais e da secretaria do TRE-MG entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, período do recesso forense. A portaria do Tribunal também estabelece que o expediente dos cartórios eleitorais deverá acontecer de 13h às 18h no período.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags