O Sitraemg solicitou ao TRE-MG providências urgentes no sentido de solucionar problemas de insalubridade verificados pela entidade no cartório eleitoral de Governador Valadares.
O pedido foi direcionado ao presidente do Tribunal, desembargador Maurício Torres Soares, em ofício (veja cópia) encaminhado na terça-feira, 22 de novembro.
Em visita recente àquele local de trabalho, pelo projeto Pé na Estrada, o coordenador executivo do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto foi informado pelos servidores que eles não contam com ar-condicionado em funcionamento.
São cinco servidores trabalhando em um ambiente sem ventilação, pois o imóvel não possui janelas, e agora também sem refrigeração. Em plena primavera, época de muito calor, eles trabalham das 12h às 18h, período em que se registram as temperaturas mais elevadas.
O coordenador do Sitraemg pôde sentir pessoalmente essa sensação desconfortante.
Gastos infrutíferos
Os servidores relataram que havia um aparelho instalado há mais de 10 anos. Depois chegou mais um. No entanto, há meses ambos vinham apresentando problemas e sendo submetidos a reparos, até que ambos parassem de vez de funcionar. Situação que persiste desde 30 de outubro.
Na avaliação dos servidores, o Tribunal já deve ter despendido até mais recursos com os serviços de reparos infrutíferos já realizados nos aparelhos do que se tivesse optado por substitui-los por outros novos e em condições adequadas de uso.
Os servidores queixaram-se de que uma situação de insalubridade em uma cidade de altas temperaturas, como ocorre em Governador Valadares, traz sérios riscos à saúde de todos, inclusive dos jurisdicionados. “Isso pode resultar em adoecimentos, baixa produtividade e até mesmo interrupção no atendimento público externo”, pontuaram.
Lentidão do Tribunal
Eles informaram que a última intervenção do Tribunal em relação a esses problemas que se verificam naquela unidade foi através da Seção de Manutenção Predial.
O setor os teria orientado a aguardarem visita técnica ao local para verificação da tubulação de cobre da rede elétrica. Seriam esses os motivos dos vários problemas detectados nos aparelhos, segundo a empresa responsável pela manutenção preventiva e corretiva do local.
Em fotos e vídeo, o coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto registrou os aparelhos de ar-condicionado em situação precária e danificados.
As imagens mostram também a fiação elétrica embolada, sugerindo ameaça de incêndio, e muitos buracos no piso, dificultando a mobilidade dentro do imóvel.
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG
confira as imagens:
Vídeo
Fotos