Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg pede manutenção da proposta do AQ aprovada pelo Fórum de Carreira

Ofícios foram encaminhados para o STF/CNJ e Fórum de Carreira para que se mantenha a mesma base de cálculo para os AQs
Compartilhe

O Sitraemg encaminhou ofícios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Roberto Barroso, e à Secretaria Executiva do Fórum de Discussão Permanente de Gestão das Carreiras do Poder Judiciário da União, reforçando o apelo da Fenajufe para que seja mantida a proposta de reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) aprovada no âmbito do próprio Fórum.

Direcionados também aos demais ministros do Supremo e aos conselheiros do CNJ, os documentos foram protocolados nesta terça-feira, 15 de abril.

O sindicato ressaltou que o Fórum de Carreira foi instituído como instância legítima de negociação coletiva entre Administração e representação dos servidores. Por isso, é inadmissível que propostas alternativas e unilaterais venham a descaracterizar o texto construído coletivamente após intenso debate técnico e político.

Diante da denúncia da Federação de que algumas administrações têm apresentado manifestações contrárias, sugerindo alterações que desconfiguram a proposta e comprometem a isonomia entre os servidores, o sindicato também defendeu que seja adotada a mesma proposta para todos os servidores do PJU.

“Qualquer tentativa de fragmentar direitos ou modular percentuais em razão de classe ou órgão de lotação viola o princípio da isonomia e desrespeita a negociação institucional estabelecida”, salientou.

O texto aprovado, como lembra a Fenajufe, assegura critérios justos para o AQ, como a manutenção de uma base de cálculo unificada, aumento dos percentuais já existentes, inclusão de certificações adicionais e possibilidade de acúmulo de até 30% do salário, incluindo aposentados(as) com certificações adquiridas na ativa. Esses pontos são fundamentais para garantir que todos os servidores tenham acesso ao benefício em condições de igualdade.

O Sitraemg esteve presente na reunião do Fórum de Carreira em que foi aprovada a proposta do AQ,, em 30 de setembro passado, no CNJ.

Veja cópia de um dos ofícios.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags