Sitraemg pede ao TRF6 transparência e diálogo na reestruturação da JF

Sindicato reafirmou que vai mobilizar e cobrar a busca por recursos para o Tribunal mineiro.
Compartilhe

O Sitraemg reivindicou do TRF6 mais transparência e mais diálogo no processo de reestruturação da Justiça Federal em Minas Gerais.

A solicitação foi feita na sexta-feira, 4 de agosto, na reunião entre a coordenação do Sitraemg e o secretário-geral do Tribunal, Ivanir Ireno Júnior. O diretor-geral do TRF6, Edmundo Veras, também participou do encontro.

O sindicato foi representado pelos coordenadores Fernando Neves, Enilson Antônio Fonseca, Joana D’arc Guimarães e Nelson da Costa.

A coordenação do sindicato reforçou o pedido de acesso ao processo de reestruturação das subseções judiciárias do estado. Igualmente, solicitou informações sobre a próxima fase da reestruturação e reivindicou assento na Comissão criada para a reorganização das unidades.

Mais uma vez a organização dos servidores questionou o fato de a categoria e os jurisdicionados ficarem de fora dos debates sobre as mudanças nas subseções.

O coordenador Fernando Neves lembrou que a falta de transparência e de diálogo por parte do Tribunal tem causado muita angústia na categoria. “A subseção de Contagem está sendo extinta. Há burburinhos sobre a extinção da Subseção de Uberaba. Os servidores não podem ser pegos de surpresa”, disse.

Segundo disse, em parte, a paralisação agendada para o dia 9 de agosto “é resultado desse sentimento”. Em assembleia geral extraordinária, a categoria aprovou realizar um dia de paralisação na Justiça Federal em todo o estado contra a atual reestruturação em curso.

Sentimento de instabilidade

A coordenadora Joana D’Arc Guimarães reforçou o argumento e reafirmou que o sentimento de instabilidade está forte entre os servidores. “Nós, da JF, aprovamos e apoiamos a criação do TRF6. E a reivindicação do sindicato agora é que a categoria seja ouvida no planejamento das mudanças”, disse.

Já o coordenador do Sitraemg Enilson Antônio Fonseca lembrou dos impactos que a reestruturação tem sobre a categoria. “Quando o TRF 6 foi instalado, metade dos servidores da capital perdeu a sua função. O pessoal do interior teme a criação de secretaria única e que essas perdas se repitam. Como não tinha informação, o sindicato ficava sem saber o que responder”, ponderou.

O secretário-geral alegou que não houve nenhum ato novo publicado, reunião ou avanço na presidência em relação à reestruturação. Ele se comprometeu a apresentar na segunda-feira, 7 de agosto, o relatório da Comissão de Reorganização das Unidades Juridicionais e Administrativas do Interior.

Mais recursos para o novo Tribunal

Ao ser questionado sobre mais orçamento ao Tribunal, o secretário-geral disse que no atual momento, “legislativamente não conseguimos recursos para estruturar o tribunal”.

“Discordamos desta avaliação. Para nós, do sindicato, o momento é este. E vamos mobilizar e cobrar a busca por recursos para o Tribunal mineiro,” contrapôs Fernando Neves.

Contribuições da categoria


Fernando Neves reforçou a importância da busca conjunta por melhorias no TRF6. “Como gestores, vocês têm desafio de buscar a melhor solução. Nós, do sindicato, também. E vocês ficarão surpreso com a contribuição que o Sitraemg e os servidores podem dar para o melhor funcionamento do tribunal. O cidadão está carente de serviços de Justiça. E o servidor da JF é de excelência e quer que o tribunal mineiro funcione”, destacou.

Leia mais

Sitraemg divulga manifesto contra a reestruturação da Justiça Federal

Dia 9 de agosto terá paralisação dos servidores da Justiça Federal

Poucos recursos e servidores. Entenda a dramática situação do TRF6

CJF aprova extinção da Subseção de Contagem

Audiência Pública confirma indignação geral com a extinção da Subseção de Contagem

JF de Minas Gerais tem 13 Unidades de Atendimento Avançado em funcionamento

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags