O SITRAEMG participou de uma audiência pública nesta quinta-feira (11/08), em Divinópolis, para debater os ataques aos direitos dos trabalhadores.
A reunião foi iniciada pelo diretor do Sindfisco, Lindolfo Fernandes de Castro, que fez uma explanação sobre a pretendida reforma da previdência chamando a atenção para a inexistência de déficit na previdência. Castro explicou que a pretendida reforma tem como objetivo cortar gastos governamentais para reverter o orçamento do pagamento da dívida pública. Após a fala do Sindfisco, o Assessor Político do SITRAEMG, Efraim Moura, ressaltou a importância de espaços de unidade em que se fazem presentes representantes de diversas entidades sindicais e de diversos partidos políticos. Ele ainda salientou a necessidade do aprimoramento de discussões e da luta dos servidores, pela preservação de direitos conquistados.
Durante toda a audiência, ficou clara a insatisfação do servidor com os cortes orçamentários, que recairão duramente sobre os municípios, que terão que pensar políticas públicas para os desempregados, para os doentes que não serão abrangidos pela previdência social e que não encontrarão amparo na assistência social. Isso porque, a reforma da previdência vem acompanhada do completo sucateamento dos serviços públicos, por meio de projetos como o PLP 257 e a PEC 241.