Sitraemg participa de ato que relembrou o golpe civil-militar de 1964

Compartilhe

Na segunda-feira, 1º de abril, em Belo Horizonte, o Sitraemg participou da solenidade que relembrou o golpe civil-militar de 1964.

A solenidade relembrou os 60 anos do golpe que levou o país a uma ditadura que durou 21 anos.

A concentração do ato foi em frente ao prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Palco de mortes e torturas, o local abriga atualmente o Memorial dos Direitos Humanos.

O ato foi organizado por sindicatos, entre os quais o Sitraemg, e centrais sindicais.

Estiveram presentes sindicalistas, representantes dos movimentos estudantil e sociais, vítimas do regime e parentes de pessoas assassinadas pelo Estado brasileiro.

O Sitraemg foi representado pelos coordenadores Fernando Neves, Alexandre Brandi e David Landau.

Os presentes mandaram o recado: “Sem anistia! Ditadura nunca mais!”. E cobraram punição de agentes da ditadura e dos participantes, organizadores e patrocinadores dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Testemunhas vivas e vítimas da ditadura

Jô Moraes era militante do movimento estudantil em seu estado, a Paraíba, quando foi presa, por duas vezes. Ela passou 10 anos fugindo da perseguição e da tortura da Ditadura Militar. Bem mais tarde, ela foi eleita deputada federal por Minas Gerais, por três mandatos.

O médico Elson Violante morava no Rio de Janeiro (RJ) em 1974, quando foi preso ao chegar em casa, depois de um dia de plantão. Ficou detido e foi torturado por 58 dias.

Somente com as investigações da Comissão Nacional da Verdade, foram registrados 434 casos de assassinatos pela Ditadura Militar entre 1964 e 1985. Além dos milhares de casos de torturas.

O golpe ocorreu em 1º de abril, com a deposição de João Goulart da Presidência da República. Entretanto, os militares adotaram o 31 de março por vergonha de celebrar uma falsa revolução no Dia da Mentira.

Com informações do portal G1

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags