O novo presidente do TRE-MG, desembargador Ramon Tácio de Oliveira, tomou posse na noite de sexta-feira, 14 de junho.
Junto com ele, também foi empossado o vice-presidente, desembargador Júlio César Lorens. Ambos têm mandato de um ano, até 25 de junho de 2025.
O coordenador Alexandre Brandi e a conselheira fiscal Tâmisa Gonçalves representaram o Sitraemg na solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Em seu discurso de posse, o novo presidente se disse uma pessoa de origem simples, nascida na roça. E como tal, avisou que tem uma receita simples para enfrentar um dos maiores desafios da Justiça Eleitoral nos últimos anos: as fake news. “Pretendemos cumprir a lei”, sintetizou.
Sobre desconstruir as mentiras e enfrentar os ataques disseminados pelas redes sociais, em ano eleitoral, disse que o caminho é usar uma linguagem mais próxima do povo. “Para termos uma democracia, é preciso termos uma linguagem para conversar com as pessoas”, analisou. E apostou que “isso vai proporcionar legitimidade à representação, pois esperamos que os nossos governantes, que os nossos políticos, reflitam a vontade de seu povo”.
Dizendo que ninguém consegue administrar sozinho, o desembargador Ramon Tácio de Oliveira assegurou que, no TRE-MG, isto não é problema. “Temos uma equipe muito capacitada, de primeira grandeza, uma equipe de primeiro mundo”, definiu.
Transferência do cargo
Em seu discurso de despedida do cargo, o desembargador Octavio Nigris Boccalini, que presidiu a solenidade, afirmou que finaliza seu mandato com a consciência do dever cumprido. Ele deixou alguns conselhos ao seu sucessor. Entre estes, que procure consultar os conceitos do bem, que amplie a mente e não se deixe levar pela primeira impressão, e que busque decidir com pureza, sempre a favor do bem.
O presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, ressaltou que, em seu mandato, o desembargador Boccalini procurou sempre adotar o critério da inclusão em suas ações. Em relação ao sucessor no cargo, expressou sua expectativa de continuar contando com a parceria da administração do Tribunal no sentido do aprimoramento do sistema da justiça.
O procurador regional eleitoral substituto Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho disse esperar que o Tribunal continue no ritmo adequado de um processo eleitoral de paz e concórdia.
O juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes, membro da Corte, relatou que conhece bem a trajetória do novo presidente, e sabe que ele está preparado para coordenador o processo eleitoral deste ano. Mesmo tendo que enfrentar os desafios da inteligência artificial e das fake news, fará prevalecer as leis vigentes e a democracia.
Além dos empossados e demais discursantes, estiveram presentes, entre tantas outras autoridades, as presidentes do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta, e do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB); o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo (MDB); e o presidente da Amagis, juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg