A coordenadora do SITRAEMG Elimara Gaia, servidora da Justiça do Trabalho, e os também filiados e os também filiados Antônio Oliveira Campos (também da JT) e Sander Pereira Soares, da Justiça Federal, todos lotados em Divinópolis, participaram da reunião das entidades que integram o Movimento Unificado Divinopolis (MUD), ocorrida na tarde dessa quarta-feira (4), na mesma cidade do Centro-Oeste mineiro.
Na oportunidade, foi definido um calendário de atividades de mobilização visando à construção – e participação – da greve geral do próximo dia 18 de março, contra as PECs 186/19 (PEC Emergencial), 187/19 (PEC dos Fundos Públicos) e 188/19 (do Pacto Federativo), que integram o chamado Plano Mais Brasil, a PEC da Reforma Administrativa, que o governo encaminhará em breve ao Congresso Nacional.
O movimento entende que essas medidas, juntamente com a MP do “Emprego Verde Amarelo” nº 905/2019, a tentativa de acabarem com a Justiça do trabalho, os ataques à democracia incitando grupos de apoiadores a realizarem manifestações contra a Câmara Federal e ao Supremo, são provas que o governo tenta enganar a população para que as pessoas não percebam que estão sendo prejudicadas. Por isso, sente a necessidade de dialogar com a população de forma pedagógica e paciente, uma vez que há muita deturpação e discursos contrários, sendo necessário alertar o povo sobre o caos que teremos se acabarem os serviços públicos.
Agenda de mobilização do MUD
- Apoio à GREVE dos Trabalhadores de Educação Estadual – SINDUTE. (Demonstrar apoio nos sites e nas redes sociais);
- Apoiar o ATO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
- Dia 07 de Março às 23h NA PRAÇA DO SANTUÁRIO (Confirmar outras atividades no dia 08/03)
- A partir de 05 de março – PREPARAÇÃO E MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA O ATO NO DIA 18 DE MARÇO 2020
- Todos os sindicatos e apoiadores devem mobilizar a população para o ATO do dia 18/03;
- Panfletagem com corpo a corpo. Visitas nos sindicatos que não participaram das reuniões; Visitas em postos de serviços, locais de aglomeração de trabalhadores e populares;
- Visita à UFSJ, CEFET, UEMG e CÂMARA MUNICIPAL.
- Cada sindicato deverá fazer uma faixa e materiais para panfletagem;
- No dia 17 de março confecção de placas, pirulitos e cartazes para o ATO a partir das 14h no Auditório do SINTRAM (Confeccionar pequenos textos impactantes Cartazes de diálogo com os bairros; Frases curtas: UNIVERSIDADES FEDERAIS VÃO FECHAR, DITADURA NUNCA MAIS, QUEREM ACABAR COM O ENSINO PÚBLICO? SÓ OS RICOS TERÃO DIPLOMA?).
- Buscar parceria com grupo teatral para organizar uma apresentação. Início aproximadamente às 14h30;
- Buscar participação em programas de TV e Rádio Local (TV Integração/Alterosa/Candidés, etc.);
- Produzir pequenos vídeos com a fala de líderes sindicais e apoiadores;
- Divulgar materiais educativos e de mobilização das centrais e federações;
- Visitar à Escola Estadual Joaquim Nabuco dia 06/03/2020 17h30 em apoio a GREVE Estadual e mobilização para o ATO.
- Notificar a Settrans e PM
Programação para o dia 18 de março
- 7h – Montagem da Tenda com som no quarteirão fechado da Rua São Paulo (som: SINTRAM – tenda: SINTEMMD). Panfletagem e montagem de murais educativos até às 15h (todos);
- 15h Concentração na Rua São Paulo.