O Sitraemg se une a outras entidades da sociedade civil para manifestar solidariedade às vereadoras de Belo Horizonte, Cida Falabella e Iza Lourença (PSOL).
As duas parlamentares receberam e-mail, na quinta-feira (17/8), com conteúdo ofensivo e ameaças, incluindo o chamado “estupro corretivo”.
No dia 14 de agosto, as duas parlamentares receberam as primeiras mensagens nos endereços institucionais da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. As ofensas e ameaças se repetiram na sexta-feira, dia 18 de agosto, também pelo e-mail institucional das vereadoras na Câmara de BH.
Em nota o PSOL revela que o autor das agressões se utiliza de um nome fictício, que remete ao um modus operandi de grupos masculinistas ou incels, que se organizam em fóruns da internet e têm como fundamento o ódio às mulheres, sobretudo às feministas, pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+.
“De acordo com a ONU Mulheres, 45% das parlamentares eleitas em todo o Brasil já sofreram ameaças”, reforça a nota.
A coordenação do Sitraemg repudia toda forma de violência, sobretudo a praticada contra grupos minorizados, incluindo a violência política de gênero.
O Sindicato também repudia qualquer tentativa de intimidação do exercício de mandatos eleitos democraticamente.
A coordenação do Sitraemg espera que o autor da mensagem seja identificado e responsabilizado por seus atos e que nenhuma voz ou mandato seja silenciado pelo uso da violência.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg