![O coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus Martins, durante a assinatura do acordo coletivo dos funcionários do SITRAEMG. Foto: Generosa Gonçalves](https://sitraemg.org.br/wp-content/uploads/2015/02/DSC00269.jpg)
A data-base dos funcionários do SITRAEMG, em que é discutida a reposição salarial dos mesmos, é abalizada sempre a cada 1º de janeiro. De forma célere, a Diretoria do SITRAEMG, já na primeira rodada de negociações, ocorrida no último dia 13, com representantes dos seus trabalhadores e da Diretoria do Sitesemg, que representa essa categoria, fechou o acordo coletivo para o ano de 2015.
Vale destacar que, diferentemente da situação vivida pelos servidores do Judiciário Federal, frente aos inúmeros ataques do governo nos últimos anos, sobretudo à resistência em não aprovar o projeto de reposição salarial daqueles servidores, os diretores do SITRAEMG procuraram atender as demandas dos seus trabalhadores, satisfazendo grande parte de suas reivindicações.
Por falar em negociação coletiva, a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomenda a utilização deste instrumento nas relações de trabalho também no setor público, mas sua ratificação no Brasil ainda depende de regulamentação, que fica a cargo do Congresso Nacional. As normas da OIT têm o objetivo de disciplinar as relações de trabalho e, no caso da Convenção 151, visa combater o constante ataque sofrido pela classe trabalhadora por meio das grandes corporações, bem como pelos diversos governos aliados ao grande capital.
Até hoje, os servidores públicos nunca tiveram direito à negociação coletiva.