A coordenadora do SITRAEMG Adriana Mesquita, que é servidora da Justiça Eleitoral lotada no cartório de Igarapé, fez breve exposição ontem (quarta-feira, 8) para os servidores da instituição que participam de treinamento no Centro de Treinamento do TRE, em Belo Horizonte. No pouco tempo que lhe foi concedido, Adriana Mesquita iniciou sua fala aos colegas, fazendo um relato sobre a maior greve da história dos servidores do Judiciário Federal, pela reposição salarial, realizada em 2015, que demonstrou a grande força de mobilização da categoria. Infelizmente, continuou ela, veio o governo do Temer e aprovou a Emenda Constitucional 95, que impôs um congelamento de gastos públicos por 20 anos, trazendo um desafio ainda maior para o funcionalismo em termos de reivindicações de reajustes de salários e benefícios nos próximos anos. Outro grande desafio que está colocado, citou, é a Reforma da Previdência, que já exigiu grande demonstração de resistência de toda a classe trabalhadora e, por isso, teve sua tramitação suspensa no início do ano, mas devendo voltar à discussão logo depois das eleições de outubro próximo.
São muitas as lutas da categoria, salientou a coordenadora do SITRAEMG, que ressaltou a importância dos novos servidores não só se engajarem nas mesmas, mas também participarem mais ativamente da vida do Sindicato e suas iniciativas, para que assim se formem novas lideranças sindicais para os desafios futuros.
Adriana Mesquita também lembrou que, além de liderar as lutas dos servidores, o SITRAEMG oferece importantes benefícios para os seus filiados. Disponibiliza assessoria jurídica para causas administrativas, individuais e coletivas, assistência em questões de saúde e assédio moral no trabalho e uma cesta de convênios que inclui uma gama de produtos com descontos atrativos e condições especiais de pagamento. Mas ela destacou que, para que o Sindicato se fortaleça ainda mais para as lutas e continue viabilizando mais e mais benefícios, é sumamente importante que os servidores ainda não filiados se filiem. E, no momento, a entidade realiza uma Campanha de Valorização do Servidor com a finalidade de evidenciar a importância do trabalho do servidor para o acolhimento da população e o pleno exercício da cidadania, combatendo assim os ataques do governo e da mídia ao funcionalismo que visam unicamente justificar as políticas públicas de retirada de direitos e o esvaziamento do serviço público, em prol da iniciativa privada.
Terminada sua fala, Adriana Mesquita exibiu dois vídeos: um que mostra breve histórico das lutas dos servidores e ações do Sindicato, desde a greve de 2015, e outro produzido com relato de uma servidora da Justiça Federal sobre sua rotina de trabalho, para evidenciar a importância do trabalho do servidor público.
Estreitamento de relações
O SITRAEMG um tempo de fala para todas as turmas que farão o treinamento, cuja etapa teve início na última segunda-feira (6) e prossegue até o dia 31 de agosto. A apresentação do Sindicato a novos servidores dos tribunais tem por objetivo o estreitamento das relações entre a entidade e a categoria visando uma aproximação cada vez maior entre ambas e uma preparação constante para as mobilizações em defesa dos direitos do servidor.