A coordenadora executiva Vilma Oliveira Lourenço representou o SITRAEMG na missa em Ação de Graças de posse dos novos membros da cúpula do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 27, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e celebrada pelos padres Fernando Lopes Gomes e Marcelo Carlos da Silva.
Além da coordenadora Vilma Lourenço, o Sindicato também marcou presença no evento através do seu Coral, o Arte em Canto, que acompanhou toda a celebração, desfilando emocionantes cânticos religiosos, sob a regência do maestro Álvaro Antônio Rodrigues. Estiveram presentes, além dos empossandos e familiares, vários desembargadores do próprio TJMG, incluindo ex-presidentes do TRE/MG e o atual, desembargador Wander Marotta, e o que substitui este no cargo a partir de hoje, o desembargador Geraldo Augusto.
A solenidade oficial de posse dos novos dirigentes será na segunda-feira, 30 de junho, às 17h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A cúpula administrativa do TJMG passará a ter a seguinte composição, a partir da próxima segunda-feira, 30: presidente, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; 1º vice-presidente e superintendente judiciário, desembargador Fernando Caldeira Brant; 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Kildare Carvalho; 3º vice-presidente e superintendente da Gestão da Inovação (Agin), desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, atual presidente do TRE/MG; corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; e o vice-corregedor de Justiça, desembargador Marcílio Eustáquio Santos.
Todos eles foram eleitos em 28 de abril, para um mandato de dois anos. Na disputa para a Presidência, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes concorreu com os colegas desembargadores José Tarcízio de Almeida Melo e Antônio Carlos Cruvinel, dois ex-presidentes do TRE/MG, e Doorgal Borges de Andrada. Bitencourt sucede no cargo outro ex-presidente do TRE/MG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues. Com 51 anos de idade, é o mais jovem presidente da história do Tribunal de Justiça de Minas, e assume o cargo com o compromisso de perseguir as seguintes metas: implantação do processo eletrônico, gestão otimizada, com foco no planejamento, e investimento no aperfeiçoamento dos recursos humanos. Para ele, é necessário valorizar magistrados e servidores para que a prestação jurisdicional seja agilizada.
Currículo
Natural de Caçapava, no Estado de São Paulo, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 17 de abril de 2006. O magistrado é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de São Paulo (FCSA/1985), tem especialização em Direito Público pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (1994) e mestrado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2002).
O desembargador Bitencourt Marcondes ingressou na Magistratura em 1990 e foi juiz de direito nas comarcas de Mantena, Ituiutaba e Contagem e na 2ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias na comarca de Belo Horizonte. A partir de 2002, integrou o Comitê Técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
Antes de ingressar na Magistratura, Bitencourt Marcondes foi promotor de Justiça nas comarcas de Silvianópolis, Mantena, Uberlândia e Belo Horizonte. Foi também professor do curso de graduação de Direito Administrativo e Teoria Geral do Processo, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI/BH) e orientador dos 6º, 7º e 8º cursos de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Ejef.
Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG