A coordenadora de Saúde e Relações do Trabalho do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, acompanhada pelo funcionário da entidade Leopoldo Lages, esteve reunida na tarde de hoje, 5, a mais um grupo de novos servidores do TRT-MG, recém-empossados. A coordenadora sindical apresentou-lhes o SITRAEMG e os convidou a se filiarem à entidade, a fim de torná-la cada vez mais forte e representativa.
Mansur fez um breve relato da história do Sindicato, que surgiu em 1989, após a Constituição Federal, destacando, dentre outras, as principais conquistas da categoria: os três PCS, em 1996, 2002 e 2006; e o aumento da GAJ, no final de 2012, parcelado em três anos. Em seguida, a coordenadora sindical explicou a diferença entre PCS e Plano de Carreira, sendo este último, uma das principais lutas dos servidores do Judiciário Federal atualmente, acompanhada pela Data-Base, negociação coletiva, antecipação da última parcela da Gaj – prevista para janeiro de 2015; e jornada de 6 horas.
Falou, também, que o Sindicato é contra a terceirização do trabalho, prevista no PL 4330, que contribui para a precarização do trabalho; contra a Previdência Complementar – Funpresp -, na qual os servidores saberão o valor da contribuição, mas, não o valor que receberão quando da aposentadoria; e pela anulação da Emenda 41/2003. O movimento da Auditoria Cidadã da Dívida Pública (saiba mais aqui) e a necessidade de uma Reforma Política no Brasil também foram temas tradados no encontro.
Mobilização
Mansur mostrou fotos e falou da importância da mobilização da categoria como ferramenta fundamental nas lutas dos servidores. “O Sindicato, junto com os servidores tem um grande histórico de participação em atividades de greves e atos públicos em Brasília, Minas Gerais e no interior do estado”, disse a sindicalista, ressaltando a importância da união dos servidores.
Convênios e Assessoria Jurídica
Para fechar o encontro, Mansur falou sobre os benefícios que são oferecidos aos filiados, como, o ingresso imediato às ações coletivas do Sindicato, sem gerar custo ao filiado; cursos; e os inúmeros convênios, dentre eles, o da Unimed, que pode atender a dependentes e familiares, com preços mais acessíveis.